O QUE NOS IMPULSIONA A ERRAR

O QUE NOS IMPULSIONA A ERRAR

(Artigo Próprio)

Antes de mais nada, deixo claro que não me importo que não leiam os artigos que posto, o intuito é guardar o acervo para futuros trabalhos. Passem despercebido a vontade.

O ser humano tem sua formação cognitiva dividida em três partes, uma se denomina ID, a segunda EGO e a terceira SUPEREGO.

Já ouviu falar desses termos? O que seria isso?

ID é a energia, a vontade que temos de fazer determinadas coisas, elas nos impulsionam a realizar algo ou até mesmo deixarmos de realizar esse algo.

O ID é apenas as vontades que o ser humano sente, não existe aqui um senso de juízo nem moral, apenas queremos fazer; isso acontece com as crianças que fazem de tudo sem senso critico.

O EGO é o ID com senso critico. Surge a etapa do ego quando nossos pais nos ensinam as coisas, onde nos reprovam quando cometemos deslizes ou quando somos mal educados. O Ego nada mais é que o ID freado pelo dever ser e como ser.

O SUPEREGO é um senso moral, surge com a vivência, onde aprendemos a moralidade das coisas. O superego é tudo aquilo que nos proíbem de fazer determinadas coisas para que não soframos penalidades como: censura, repúdio ou até mesmo prisão caso infrinjamos a lei. Tem muito a ver com a sociedade, enquanto o ego com individualidade aprendida com os pais e nas escolas.

Se tivermos apenas o ID seremos dado como loucos e viveríamos pouco tempo, pois teríamos vontade de fazer de tudo sem que ninguém nos freasse, como atravessar uma rua sem olhar para os lados, pois queremos apenas atravessar, mas não aprendemos que devemos olhar para os lados.

Um ser humano normal vive no centro, vive no ego mais próximo do superego, pois aprendeu com os pais o que deve e não deve fazer e e com a vida e a sociedade como deve se comportar para que não seja reprovado.

Mulheres que saem com todos os tipos de homens, denominado de prostituta, são pessoas com o ID elevado e o SUPEREGO baixo. Elas tem o ego, mas pautado no ID, onde fazem aquilo sem se preocupar com as criticas da sociedade seja ela moral ou imoral, pois afinal "ninguém pagam suas contas para poderem falar dela".

Um Psicopata sem remorso, também tem seu ID elevadíssimo com o superego em grande declínio. Esse por sua vez não tem o EGO, vive apenas no ID, desconsiderando as leis e o remorso, apenas matam sem problema, pois não possuem o ego e nem o superego para lhe brecar de delinquir e nem remorso para se penalizar.

Veja que o ID é inata, ela nasce com o ser humano, todos tem diversos tipos de vontade. Um padre que deixa de praticar sexo ou de se casar, tem o superego elevadíssimo, pois sua vontade de sexo que seria o ID, é baixíssimo em comparação com os estupradores que são o inverso disso.

Para o ID elevado temos vários exemplo: policial que acha que bandido bom e bandido morto, mulheres levianas, homens e mulheres adúlteros, fornicação, tabagismo, uso de entorpecentes, alcoolismo, entre outros.

Tudo que representa o oposto de uma qualidade, em sua maioria é o ID elevado com o superego baixo.

Todos tem seu ego, por isso nunca devemos ferir o de alguém, pois poderemos causar mágoas a essa pessoa, interferindo em sua vida e elevando seu ID, como o rancor e a raiva.

(autor: Massáo Alexandre Matayoshi)