Planos de Ano Novo

Final de ano chega e com ele vem listas de presente, lista de convidados para a ceia de natal e ano novo. Iniciamos o balanço do ano que está se findando. Fazemos os planos e “promessas” para o próximo ano. Pensamos em mudar rotina, melhorar a alimentação, aumentar a qualidade de vida. O novo ano começa, em poucos dias já nos envolvemos com tudo que herdamos do ano velho e, mais um ano em que nada mudou. O mais interessante de tudo isso é que na lista de planos colocamos: academia, cursos, especializações, promoção no trabalho, plano de carreira, comprar casa, trocar de carro, renovar guarda-roupas, emagrecer, leituras de assuntos atuais… a lista não tem fim. Quase sempre não cumprimos a metade dela. A realidade é que nos envolvemos tempo demais nos nossos trabalhos, participamos de muitos eventos corporativos com a “desculpa” de aumentar as chances de crescer na carreira. Dedicamos tempo e energia fora buscando status e, o mais triste, para impressionar pessoas que nem nos amam. Pais e mães deixam de ver seus filhos crescerem. Prejuízo esse que, talvez, nunca será compensado. Cada vez mais crianças precisam de psicoterapia, pois desenvolvem comportamentos “inadequados” para terem a atenção de seus pais. A melhor escola, o melhor curso de idiomas ou atividade física nunca substituirá o lugar que um pai e uma mãe precisam ter na vida dos pequenos.

Quantas vezes dizemos o eterno adeus a alguém e prometemos a nós mesmos que passaremos mais tempo com os nossos que ainda vivem? Quantos mais serão necessários para realmente passarmos tempo com a família? O evento, o trabalho, a promoção, a festa da empresa, o churrasco com os líderes corporativos, o curso dos sonhos, a viagem tão esperada, o carro, o apartamento… podem esperar. A vida do seu familiar querido não espera. Precisamos mudar nossa mentalidade. Se valorizarmos os momentos juntos; se passarmos mais tempo, sem pressa, com quem nos ama e com quem amamos, não teremos tanto remorso quando o eterno adeus chegar. Se aprendermos a usar as coisas e amar as pessoas, não o contrário, saberemos o que mais importa nessa vida.

Já percebeu que a morte não respeita? Para a morte não tem regra? Ela simplesmente chega e leva um filho, um amigo, o pai, a mãe, o primo, o tio… e não te avisa para se despedir a tempo.

A verdade é que tem coisas que nunca serão reparadas. Então, aproveite o hoje ao lado de quem você ainda tem. Aproveite esse natal para aceitar o convite da sua família e se deliciar na mesa de alegria, paz, saúde e comunhão. Dedique seu novo ano para estar presente em amor e alegria, pois a saudade nunca será motivo suficiente para trazer alguém de volta. Coloque em seus planos de ano novo o que realmente vale a pena.

Saiba aproveitar! A vida é breve e logo acaba.

Feliz Natal e Ótimo Ano Novo.

Cari Silva.

Kcari
Enviado por Kcari em 03/12/2015
Código do texto: T5468730
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.