Nossa própria extinção está próxima?

Estava hoje assistindo ao jornal e uma informação me surpreendeu de forma muito negativa. Em Pequim o nível de poluição do ar está muito acima dos limites estipulados como seguros pela OMS e acendeu o alerta vermelho e já tem gente vendendo ar puro engarrafado, é o cúmulo ganhar dinheiro vendendo ar.

A pergunta que não para de martelar dentro de mim é, será que isso pode ser chamado, de fato, de evolução? Que evolução é essa que, ao invés de integrar a humanidade à natureza faz com que destruamos nosso próprio habitat? Por que insistir em um modelo de desenvolvimento que não se sustenta e tem um potencial enorme de causar nossa própria extinção? Quando paro para olhar à minha volta e vejo como estamos vivendo e o que estamos, de fato, fazendo com nosso planeta me sinto sem chão. Ao meu ver não demorará muito para que o caos se instaure na Terra e toda essa tecnologia deixe de funcionar e seremos obrigados a voltar às nossas origens. De uma hora para outra tudo o que parecia fazer sentido deixou de ter. Quando vejo esse tanto de parafernália tecnológica que demanda tanto de nosso meio ambiente para existir paro para me perguntar se elas são artigos de primeira necessidade.

Vejam que estamos degradando o meio ambiente para termos nosso conforto de termos construções de cimento e aço, para termos nossos carros, computadores, smartphones e tantos outros artigos. Estamos dando mais prioridade a isso do que à saúde do planeta para que ele continue tendo condições de nos prover com alimentos, água e ar de boa qualidade. Quando tivermos chegado ao limite da destruição de nossos recursos naturais, perceberemos que tudo aquilo que priorizamos não era, sequer, necessário e, sequer, essencial à vida.

Estamos deixando o planeta doente e ele está reagindo cada vez mais forte às nossas ações. As forças da natureza são intransponíveis pelo ser humano, desastres naturais de grandes proporções vão começar a acontecer. Assim como o corpo humano trabalha na destruição daquilo que está prejudicando o seu funcionamento, o planeta Terra está fazendo o mesmo conosco. As secas, tempestades, rajadas de vento destruidoras e outros tipos de desastres são uma resposta do planeta a todo o mal que estamos fazendo a ele. Enquanto a humanidade não entrar em harmonia com as leis da natureza, a natureza irá nos combater ferozmente podendo causar até nossa própria extinção.