O essencial

“O essencial é invisível aos olhos”

O que é essencial?

Com quais olhos devemos enxergar?

Sempre vejo pessoas recitando poemas e repetindo frases porque são belas. Imagino que de alguma fora elas lhes toquem o coração, mas sinto que muita das vezes que há uma necessidade escondida de enviar aquela mensagem pra mais alguém. Não pela beleza das palavras, mas pela capacidade que elas têm de chacoalhar o intimo daqueles que se quer alcançar. Nem sempre a intenção é altruísta de propagar o bem, mas de dizer – “Viu?” “Isso é pra você!”.

Gosto de ler o Pequeno Príncipe com certa frequência pra me lembrar de quem eu quero ser e o que estou fazendo. Ler é um ótimo exercício de autoconhecimento. A frase que todos repetem do livro ficou ecoando hoje em minha cabeça e me fez questionar – o que é essencial? Será algo relativo ou existe algo que seja essencial para todos e que não se pode fugir disso? Uma vez conversando com um amigo num bar chegamos ao assunto sobre o que é a verdade. Após muito questionarmos um ao outro eu consegui enxergar o que é a verdade pra mim mesma.

Havida dado a ele o exemplo do copo que estava em cima da mesa. Disse a ele que o copo inteiro era a verdade, porém do ponto onde eu estava sentada só conseguia ver um lado dele. Já ele por ser mais alto que eu, do ponto onde ele estava conseguia ver o copo de uma forma que eu não poderia. Eis que pra mim o copo é a verdade. Não significa que só porque consigo ver apenas parte do todo que ele deixe de ser o copo em sua total integridade. Minha capacidade limitada de ver não altera o fato de o copo ser o copo.

O que quero dizer é que no fundo todos sabemos que Universo não é feito de meio termos, que existe a verdade e a mentira, o bem e o mal, o certo e o errado. E que mesmo esses paradoxos são uma coisa só, pois um não existe sem o outro. O que é essencial faz parte disso tudo, faz parte do que é ser, da essência da alma. Saindo da imensidão do Universo para algo mais modesto como a nossa existência humana aqui no asterisco da Terra o que viria a ser essa coisa tão essencial e tão invisível? Será a verdade que todos sabemos e não queremos ou não conseguimos vê-la por inteiro?

O essencial que todos procuram é a busca incessante da humanidade, as grandes perguntas que nos perseguem desde que aprendemos a pensar – de onde viemos e pra onde vamos? Mas essa essência se perde em meio a vaidades e pensamentos que não voam longe, a alienação cegou-nos a visão.

A essência de que tanto precisamos e ansiamos é Deus, é o amor. Mas por alguma razão as pessoas não entendem isso muito bem...

Deus não está preso a templos, centros ou igrejas. O amor não se limita a “eu te amos”. Deus é o bem e o amor está em fazê-lo, Deus é o amor e o amor é a ação. O essencial está no olhar terno de uma mãe e em seu sacrifício em abdicar de si mesma, pois seu coração bate fora do corpo. O essencial está no respeito e o respeito é o exercício da moral. O essencial está na consciência leve ao dormir e a consciência leve consiste em amar ao próximo com a si mesmo, o que implica não fazer aos outros aquilo que não queremos que nos façam. Magoa é uma dor lancinante, devemos evitá-la, precisamos nos vigiar para não causar a ninguém tanta dor. Temos que nos vigiar também para que ela não nos endureça o coração exercitando o perdão. O amor é uma via que vai e volta. Reciprocidade é essencial.

O essencial está em não repetirmos palavras tão belas com a intenção de ferir, essencial que vibremos cada som que delas emite em nossos corações, como se fossem a música que dançaremos por toda a vida.