A história de José do Egito.

O que mais me fascina na história de José do Egito, é o seu respeito e o seu amor incondicional a DEUS, por esse amor e respeito ele jamais cogitou das coisas do mundo, jamais cogitou tocar nas coisas alheias, isto é, nos pertences dos outros, e, inclusive tocar na efusiva e maligna mulher de Potifar, o primeiro temor e amor foi a DEUS e o segundo ao patrão, respeitoso e digno, nem sequer tomou para si defesa alguma, sabia que era sua palavra contra a palavra dela e ao mesmo tempo não tomou para si a vingança, sabia que no tempo oportuno ela pagaria por seus pecados e erros, ficou alheio e assim aceitou o seu infortúnio e foi lançado sem culpa alguma numa situação adversa ao calabouço e ali mesmo, naquele lugar sórdido e de dor soube usar a inteligência e sabedoria para transformar o lugar em um local habitável e apesar de ser calabouço de dor e trabalho forçado, tornou-o habitável, e também, soube inteligentemente distribuir o trabalho em turnos e organizá-lo de tal forma que jamais fosse necessário o uso de chicotes e correntes nos prisioneiros, passou a render mais e trazer grande lucro ao país, e ao invés de castigo passou a ser casa de correção e aprendizado, oportunidade única para a melhoria de caráter de qualquer ser, José não foi corrupto e nem deixou a santidade e amor que tinha por DEUS ser maculada, vejo José como um anjo de DEUS habitando na terra, entre pessoas de caráter duvidoso e carregadas de maldades, inveja e corrupção. A começar por seus irmãos, vieram de uma linhagem que já havia corrompido o verdadeiro desejo de seu pai Jacó, pois o mesmo, colocara os olhos sobre Raquel e a amou de pronto, entretanto, foi-lhe dado Lia sua irmã mais velha como esposa, seu sogro Labão percebendo que Deus era com Jacó, quis mantê-lo o máximo possível ao seu trabalho, tornando-o escravo de seu mesquinho e interesseiro coração, assim, enganou Jacó e deu-lhe como esposa não a que o tinha agradado e sim a sua primogênita, quando ele reclamou, fez um acordo com Jacó que para desposar Raquel, teria que trabalhar por mais sete anos, acordo esse que obteve o direito à mulher amada, relação essa onde havia o amor e, quando há o completo e sublime amor, tudo se completa, os filhos, são os filhos do amor, o caráter do amor é vislumbrado nesses filhos, e José o primogênito de Jacó e Raquel, veio com um caráter limpo e puro o qual deu o Senhor DEUS a ele mais sabedoria e inteligência que aos ogros de seus irmãos fruto de um casamento por arranjo e onde o amor não estava instalado na sua forma completa, e essência divina, haja visto o comportamento de Benjamin também, o mesmo coração nobre de seu irmão José, já os filhos que Jacó teve com Lia e com as outras esposas não denotavam nenhuma particularidade para o bem e assim também nem mesmo as gerações desses, portanto até na terra decaída que vivemos se a nossa conduta e relacionamento com DEUS for sincera e reta, Ele é que vem conduzir a base, e a essência de tudo, mas, se a conduta for duvidosa e a essência carregada de pesados pensamentos, ou sejam: libidinosos, usurpadores, contenciosos, invejosos, malignos e tantas outras formas de malignidade escondida e praticadas ainda que no oculto, na calada da noite das consciências sem consciência alguma, do que seja puro, belo ou sublime, aliás, a vida de forma em geral está carregada de gente assim, danosa e inflamadas em seus egos podres e corruptos, convivemos com os tais aqui, não há formas para evitar essas situações, mas, não importa que outros não vejam, ou até que caçoem e se divirtam, pois são corações imundos e enxovalhados de maldades, mas, eu tenho a plena consciência que DEUS, o SENHOR de tudo, passeia seus olhos pela terra e separa o joio do trigo, e quando chegar o momento da colheita, estará então manifesta a diferença entre quem serve ao Senhor e quem não serve ao Senhor e quem será digno da morada eterna e quem jamais entrará na terra prometida, aliás, não precisa ir muito longe, basta ver as próprias existências aqui na terra, elas já vem carregadas de missões difíceis e de sobrepeso a ser carregado, pois, manifesto foi o coração dos tais, isto é, pela descendência e os seus encargos já é dado ao homem o enfado de levar mais peso, voltando agora, aos irmãos de José, compreenderemos nitidamente isto, Deus deu ao homem o livre arbítrio, porém as escolhas desses homens nem sempre vem ao encontro da vontade divina e por suas escolhas erradas já estarão de uma certa forma colhendo o que plantaram, José fez boas escolhas, e em tudo agradou a DEUS, honrou a casa de seu pai terreno e celestial, e assim não tem como as coisas darem errado, DEUS cumula de bençãos aquele cujo coração o agrade e aqueles cujo o coração se conduz no eterno aprendizado do qual seja a sua boa e divina vontade!

De Vera
Enviado por De Vera em 21/02/2016
Reeditado em 14/09/2022
Código do texto: T5550282
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.