DA BUSCA PELA SANTIFICAÇÃO...

Meditando a respeito da santificação, percebi que existe um ponto chave antes de pretendermos buscá-la, e sem isso é impossível conseguirmos: a humildade. Antes de irmos em busca da santificação, temos que aprender ser humildes, para não tornarmos a santificação um alimento do nosso ego.

As pessoas costumam dizer: "Ser Santo? Isso é muita coisa para mim", e esquecem que "ser Santo" é buscar as poucas coisas, é esvaziar ao invés de conquistar. O paradoxo é que a conquista da santidade está em tirar coisas de dentro de nós, tirar tudo que é material, para assim, o espiritual ficar latente e visível ao nosso consciente; é quando trocamos conquistas por buscas; e este é um caminho para toda a vida.

Pode ser que as pessoas sintam dificuldade em começar a buscar a santidade porque pensam que devem conquistá-la, e não percebem que ela já está a nossa disposição, dentro de nós, não temos que buscá-la, temos que deixar ela se mostrar (numa chuva muito forte, o vidro fica embaçado, quando passamos um pano e tiramos o embaçado, podemos ver novamente e nitidamente através da janela).

Deus com Sua sabedoria e bondade infinitas, sabendo de nossa dificuldade em conquistar coisas, poupou-nos este trabalho, criando-nos com uma alma pura, pronta para viver a santidade, na tradução de Seu amor (disse Jesus aos seus Apóstolos que este é o maior dos Mandamentos: "ama a Deus com todo o teu coração, toda a tua alma, todas as tuas forças e toda a tua mente"), ora, se Jesus diz para amarmos com toda a força do coração, alma e mente, significa que assim já o somos, afinal Ele não iria pedir algo que Soubesse que não está dentro de nós, pois Ele nos criou e sabe tudo a nosso respeito.

É uma pena que às vezes não consigamos enxergar através do vidro embaçado.

Limpar o vidro, olhar para dentro, esvaziar, crer e esperar, para assim podermos viver o resumo de todos os mandamentos em uma palavra: CARIDADE (disse Jesus aos seus Apóstolos que este é o maior dos Mandamentos: "ama a Deus com todo o teu coração, toda a tua alma, todas as tuas forças e toda a tua mente" e completa: "ama a teu próximo como a ti mesmo" e também: "Eu vos dou um mandamento novo, que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei", isso inclui TODOS, inclusive nossos inimigos e o perdão incondicional Assim está no Pai-Nosso: "perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido").

Jesus Cristo nos deu a prova disso, quando se sacrificou na cruz, morreu por muitos (não todos porque existirão aqueles que o negarão), amigos e inimigos, e ainda pediu para que o Pai perdoasse aqueles que o haviam crucificado ("... pois eles não sabem o que fazem"); esta é a maior prova de amor já vista, e se foi vista, é possível, pois Jesus veio para dar-nos o "modelo" da vida cristã e mostrar-nos o caminho para a salvação de nossa alma.

Aqui, portanto, preocupemo-nos em alimentar nossa fé e nossa esperança, pois a caridade é eterna, e para vivermos esta eternidade aqui na terra, basta "limparmos o vidro" e começarmos a vivenciá-la, afinal ela é a extensão maior do amor de um único Pai, Deus em Sua Santíssima Trindade. Santo, Santo, Santo... é o Senhor, Deus do universo...

Miguel Fernando
Enviado por Miguel Fernando em 22/02/2016
Código do texto: T5551104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.