UM SAPO EM NOITE ESCURA

É tarde da noite.(Estamos nas "horas mortas" diria minha avó paterna).

Um trem já rasgou à distância o silêncio de meus devaneios.Engulo a seco o uivo das inquietações e mergulho no quase negrume que deita-se sobre a cidade.

Quase!

Posto que das luminárias escorre um anêmico ocre sobre o asfalto.

Na rua vazia, um sapo vadio...

Desengonçado,pára entre uma passada e outra.

Em sua "sapiência",observa um não sei quê,movimenta frenéticamente a papada,ensaia mais um passo e...vai.

(Deve estar engolindo o uivo de suas batráquias inquietações,confabulo cá com meus botões)

Do outro lado da BR,num terreno baldio,um emaranhado de arbustos rasteiros o aguarda em floradas de cor lilaz.

Êle,o sapo,prossegue em seu intrigante itinerário.

Feito um zumbi,espio pela janela a lerda trajetória do boêmio .

Uma lufada fresca de vento lambe-me as madeixas,embrulha-me feito múmia no suave tecido da cortina.

Um “cheiro de noite” entra-me pelas narinas,arrasta-me à paragens lilazes de meu íntimo,lugares que só a mim pertencem.

E o sapo embrenha-se no terreno baldio florido de lilás.

(Uma "sapa" o espera,certamente)

A noite é agora uma incógnita e eu...Um tolo no breu da paisagem a tecer elucubrações sobre um batráquio.

Pode!?

Joel Gomes Teixeira