A LAGARTA SABE, OU NÃO SABE, QUE SE TRANSFORMARÁ EM BORBOLETA?

Uma de minhas sobrinhas, após presenciar uma lagarta iniciar a construção de um casulo, veio-me com a seguinte indagação: “A lagarta sabe que irá se transformar em borboleta?.”

Acredito que a lagarta não tenha a mínima noção do que irá se suceder com ela, em um momento futuro. A meu ver, a única coisa que a lagarta sabe e por instinto é que tem que comer a folhagem do próprio local que lhe abrigou enquanto ovo. Afinal, ela não tem acesso a outras possibilidades. Aquele é o seu habitat e dali terá que retirar o seu sustento. Então a lagarta come, cresce, engorda, ao mesmo tempo em que vai armazenando “estoque de seda”, para, em um dado momento instintivo, proteger-se, envolvendo-se no casulo que ela própria tecerá.

Dentro do casulo, a lagarta se auto dilui e se transforma em uma borboleta, ainda com as asas presas.

Como o casulo não mais a comporta, o jeito é se mobilizar para ganhar a liberdade. Mexe daqui, mexe dali, torce, contorce, até que, com todo esse esforço consegue se libertar da clausura e sai para o seu voo de liberdade. Iniciando-se assim, um novo ciclo.

Evidentemente que essa minha tese não tem qualquer respaldo científico, apenas representa a minha incipiente percepção acerca da indagação proposta.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 14/03/2016
Reeditado em 25/08/2019
Código do texto: T5573314
Classificação de conteúdo: seguro