Psicografia nº 18 - Observação cotidiana

A chuva é eterna. Somente a chuva é eterna, de uma beleza surreal.

Ontem, depois de muitos anos, vim andando para casa debaixo de chuva. Foi relaxante; pisava nas poças de água com a maior vontade do mundo, espalhando-a em todas as direções e molhando o meu sapato.

A chuva embala o sono do meu gato. O que será que ele sonha? Ele reconhece que a chuva é chuva? Ele me reconhece?

É uma melodia agradável, o som das gotas grossas de água vindo cumprir-se na minha janela metálica; o som da chuva caindo no chão do quintal, em cachoeiras.

Agora, eu sou alguém sob a chuva. Alguém que faz uma prece à chuva: a água que escorre pelo meu corpo leva consigo a tristeza, purificando-me para o momento final. Tu, chuva, que já foste rio, lava meu corpo do mundo; lava o mundo de si.

Vai chover, no dia de minha morte. Vai relampear ao longe, como agora. O vento irá soprar forte, vigoroso. E eu estarei me despedindo... Como será a última chuva de minha vida? Eu, por caso, saberei que será a última? Espero que sim, para que eu possa ir até a janela, olha-la do início ao fim.

Somente a chuva é eterna; a sua eternidade me ultrapassa, e está fora do meu alcance. Só morrerei por não saber o mistério que a chuva encerra; mas sei que é mistério, sinto.

Rosiel Mendonça
Enviado por Rosiel Mendonça em 10/07/2007
Reeditado em 07/08/2007
Código do texto: T558616
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.