Sim! Nós conseguimos?

Cultura, segundo o dicionário Michaelis, o qual acabo de ler no celular - no sentidos antropológico- que a meu ver, tem mais relação com a situação atual: "Cultura: Estado ou estágio do desenvolvimento cultural de um povo ou período, caracterizado pelo conjunto das obras, instalações e objetos criados pelo homem desse povo ou período; conteúdo social".

Se cultura é realmente um conjunto de todas as obras e contexto social, o que diabos estamos fazendo com a nossa? Construímos cidades de papel, e hostilizamos todos aqueles que não possuem " várias danadinhas" em seus "contatinhos". Valorizamos a boa e velha sacanagem, seja ela a pura e simples ou a com o contribuinte - com impostos abusivos, um salário mínimo que de nada serve, e batemos palmas pelo Rio de Janeiro ser a sede das Olimpíadas de 2016... Olimpiadas, de muito mal gosto. Uma triste e fatídica piada que ninguém ri, a não ser aqueles que lucram com tudo isso, com as facilidades que só uma olimpíada pode trazer: As empreiteiras, o governo do estado e mais uma série de aspones do Palácio Laranjeiras. Enquanto isso em frente a faculdade de letras do fundão, faltam letras. Em seu letreiro lê-se: "Faudade Tras".

A questão aqui não é a falta de informação que era presenciada com frequência nos anos 80 e 90 , mas sim o excesso dela, e muitas informações desnecessárias ; o fluxo constante de kilobites, megas, gigas e teras de informações inúteis - quando não, manipuladas.

Crise política, crise financeira, crise na Energia. Seria tudo isso culpa de nossos governantes, ou nossa? Até porque, eles só estão lá pelos votos que obtiveram nas últimas eleições.

A cultura de desinformar não vem de hoje, como sabemos, mas isso tem sido tão explanado que como o povo tem mais meios de acesso a esta, as notícias são vagas, sobre assuntos que se dizem polêmicos no momento, mas que semana que vem acabam por serem esquecidos.

Sei que aquilo que aqui escrevo parece ser uma idéia desconexa numa folha de papel A4, batido à máquina - pelo saudosismo- mas tudo isso tem um fundo de verdade.

Será que tudo isso: A desinformação, a política - ou melhor, politicalha - faz realmente parte de nossa cultura? Será que como brasileiros que somos estamos fadados a sermos constantemente roubados? E se a resposta é Não, o que devemos fazer em relação a tudo isso?

Ficam aqui minhas indagações.

Marcos Tinguah Vinicius
Enviado por Marcos Tinguah Vinicius em 01/04/2016
Código do texto: T5591762
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.