SOBRE A LIGAÇÃO ENTRE METAFÍSICA E LITERATURA

De modo simples: a metafísica é uma meta-física, ou seja, escritos que falam do que pode haver além do físico. Não é algo místico, pois afinal, o que é da ordem não empírica, puramente intelectual, é já metafísico. Todavia, a metafísica vai além disso, ela não fala só de algo além do que é físico, mas busca nesse campo do puramente intelectual, transcendente, o que é absoluto.

Schopenhauer, por exemplo, dizia que há uma metafísica do Mal. Ou seja, ao invés do mundo ser regido por uma Razão, seria regido por uma Vontade. Uma vontade seria a força metafísica que faria sempre imperar o caos entre nós e, assim, coisas que não podemos controlar e, então, desgraças. O mundo está sob o jugo da ironia da desgraça. A literatura de Machado é influenciada por esse ideia de Schopenhauer.

Os contos de Machado, não raro, acabam de uma maneira ironicamente imprevisível, ou de modo trágico, pondo o homem sempre como um joguete de nenhuma racionalidade, mas vítima do caos. Daí se dizer que há um pessimismo em Machado e um pessimismo em Schopenhauer.

Archidy de Noronha
Enviado por Archidy de Noronha em 02/04/2016
Código do texto: T5592477
Classificação de conteúdo: seguro