Você já encontrou o Tesouro?

Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.

Mateus 13:44

Isso é um fato, algo lógico e simples de entender. Diz que se alguém encontrar o reino dos céus, esse reino vai ser para ele tão valioso que ele vai fazer todos meios possíveis para adquirir esse reino. Isso implica que se as pessoas não estão fazendo tal esforço, ou ela não encontrou o tesouro, ou não o considerou valioso a ponto de vender tudo quanto possui para o adquirir.

É uma ilustração muito forte da vida cristã. Quantos de nós, seriamos capazes de considerar a busca pelo reino tão importante, ao ponto que se precisasse vender tudo, abdicar de tudo quanto tem, para adquiri-lo, nós realmente estivéssemos prontos.

O mundo está em uma correria tão frenética, sempre em busca de coisas, de títulos, de fama, de conforto que parecem não precisar de mais nada. Parecem conseguir viver sem considerar algo além de suas forças. E infelizmente essa atitude está no meio Cristão. Cristãos que o são somente no nome, e que não parecem precisar de mais nada.

Mas a bíblia nos diz que se realmente aceitamos ele devemos Buscar “as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.” E nos aconselha: Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.”Colossenses 3:1-3.

Aparentemente, nos esquecemos do que realmente está em jogo, pois não estamos buscando as coisas do alto, mas sim as da terra. Gastamos tempo, dinheiro, força, saúde e tudo o que somos, em buscar coisas da terra. E embora o mundo nos veem como “seguidores de Cristo”, o somos somente nominalmente, somente na fachada.

Porque ao olhar para a bíblia, vemos alguns seguidores de Deus, tão diferente dos seguidores atuais. Parece que sabiam de coisas que não sabemos, que viviam de um jeito que nós não vivemos. Vamos tomar José como exemplo. Você lembra da história em que ele foi tentado pela mulher de seu dono? O que ele reponde àquela mulher?

“Porém ele recusou, e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem; Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” Gênesis 39:8,9

Perceba que ele faz um discurso bem ético sobre o que seu dono fez com ele, e quanta bondade ele demonstrou e que não poderia fazer tamanha maldade e “pecaria contra Deus” fica parecendo que ele continuaria falando de seu Dono, mas ele termina falando que se fizesse isso estaria pecando contra Deus.

José sabia que não era somente coisas terrenas que estavam em Jogo. Sabia que se fizesse algo errado o que estaria colocando as coisas lá do Alto em Jogo. Estaria pondo a sua salvação em jogo, e por esse “senso” ele teve forças para resistir à tentação.

O segredo é viver em função das coisas do alto, é saber de onde viemos, porque estamos aqui, e para onde vamos. É crer que tudo que está escrito nesse livro sagrado, é real, crer que as coisas do alto são reais. Só assim poderemos estar no mundo, mas não pertencer a ele.

Outro exemplo grandioso de alguém que encontrou o tesouro precioso, era Paulo. Passou por inúmeras dificuldades por saber o que realmente importava. Você lembra da história de Paulo e Silas quando depois de açoitados foram presos, e lá na cadeia começaram a cantar? Quem seria capaz de fazer uma coisa dessas? Ser violentado injustamente, tentando levar a mensagem de Deus e ainda orar e louvar o nome desse Deus.

Fico imaginando, o que os outros presos pensaram ao ouvir eles cantando. No mínimo pensaram que eles eram loucos. Mas a verdade é que eles sabiam que não deviam temer os que matavam “o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo” Mateus 10:28

Paulo tinha uma certeza tão grande sobre como ele deveria viver, que disse: “e ai de mim, se não anunciar o evangelho! ” 1 Coríntios 9:16. Mas qual é o segredo de viver uma vida assim? Como considerar as coisas de Deus mais importantes do que as que eu estou buscando aqui na terra?

Vou te dar um conselho uma advertência, e um motivo:

Conselho:

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

João 8:31,32

Não se trata de somente conhecer. De somente dizer que é crente, ou cristão. É permanecer em cristo, é busca-lo constantemente. É considera-lo mais importante do que outras coisas.

Existe uma doença que se chama Síndrome de Diógenes. A pessoa que a possui é uma colecionadora de Lixo, tudo o que ela vê na rua, em lotes baldios ainda que seja lixo ela considera importante e leva para casa. Uma certa senhora com essa doença tem dado um trabalho terrível para a prefeitura de uma cidade. Todos os anos a prefeitura recebe reclamações dos vizinhos para eles retirar o lixo que a senhora acumula em sua casa. Eles tiram em média, 10 caminhões de lixo todos os anos.

Será que nós não temos tido essa doença em nossa mente, estamos na era da tecnologia. E temos consumido conteúdos de forma muito rápida e muitas vezes sem muito critério. Eu pergunto: quantos caminhões de Lixo temos que tirar de nossa mente?

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Provérbios 4:23

Advertência: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. ” Isaias 55:6

“Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.

E irão errantes de um mar até outro mar, e do Norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão. ” Amós 8:11,12

Existem oportunidades que o senhor nos dá. Temos que aproveitar enquanto há tempo. É um privilégio tremendo conhecer a Deus e o representar como seus mensageiros.

Motivo: 1 corintos 15:19 Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.

Eu sei que dizem por aí que há outros caminhos, que você não precisa se preocupar, que você tem que cuidar é do seu futuro e da sua comodidade aqui, mas isso tudo que existe aqui na terra é passageiro. E se nós não temos esperança que há algo além e maior do que essas coisas, seremos infelizes. Confiemos nas palavras do Apostolo:

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

2 Coríntios 4:16-18

James Taylor
Enviado por James Taylor em 01/05/2016
Código do texto: T5621617
Classificação de conteúdo: seguro