Dia de namorar

Dia dos Namorados

E eu não podia deixar de vir aqui para exprimir mais uma vez os meus pensamentos e sentimentos, é claro! (Faço isso porque gosto).

Em primeiro lugar, considero a data bem comercial. (Desta vez, em meio a crise econômica, me safei! rs...) Apesar disso, tenho um olhar generoso sobre o tema.

O namoro

Considero aqui, os pedidos de namoros de hoje, namoro de dias, namoro de meses, namoro de anos, namoro à distância, namoro iô-iô, ou, que está no meio da volta, os casamentos oficiais, os amasiados, os noivos, as paqueras fixas, o reino animal e até as plantas. Condições estas, que estão REPLETAS de significados, no meu modesto PONTO DE VISTA.

Para o meu seleto grupo de amigos deste intrépido FACEBOOK, publico junto com esse singelo pensamento, uma foto de uns cartões e mensagens de namorado meu. (Diga-se de passagem, pessoas maravilhosas, que sei que hoje estão BEM e felizes também)

Não! Os cartões não são de hoje! É que estou aqui organizando as coisas e vou me desfazer de um punhado desses papéis. Porque hoje eu tenho tempo para isto, excepcionalmente.

O que posso dizer, é que são recordações bonitas que tenho de alguns bons momentos, mas momento passa, não é mesmo? Afinal, a vida é tão cheinha deles. E amanhã vai ser segunda-feira outra vez. Reli tudo agora e isso me deu mais força para agir. Afinal, preciso de espaço no meu guarda-roupas! E momentos são para se viver e nada acontece igual outra vez. Eu quero tudo NOVO, amanhã também quero do novo de novo.

Em segundo lugar, é um especial dia de identificarmos em nós mesmos o nosso verdadeiro valor. E olharmos para dentro e tentar perceber o que faz com que o Outro se aproxime e queira estar ao nosso lado. Sejamos bem honestos, queremos sempre o melhor. Por isso, temos que ser muito bons naquilo que SOMOS.

Pensa comigo: momento único, somado a uma pessoa maravilhosa, é igual a muita alegria e satisfação. E Ser humano feliz, é tudo de bom! Amar, é bem por aí. As demais coisas ficam excelentes!

Se somos seres incompletos em busca de preenchimentos, devemos pelo menos permanecer com as melhores coisas que sempre existiram em nós. Não nos anulando, nem deixando que nos reprimam dos desejos do nosso coração. Jamais podemos nos esquecer de sermos inteiros, e buscar manter nossa individualidade sem medo de desagradar o DESEJO desse Outro. E olha que legal: esse Outro NUNCA será VOCÊ. VOCÊ É ÚNICO E NÃO EXISTE NINGUÉM ASSIM. Portanto, AMOR-PRÓPRIO significa o AMOR VERDADEIRO. O romance mais lindo já começa aqui nesse ponto-chave.

Pois bem, namorar é uma delícia cremosa, saborosa, cheirosa e fumegante. Tem até os aromas característicos de uma fase suave e empolgante, lotada de impulsos, vontades e desequilíbrios perdoáveis e compreensíveis. Parece aqueles algodões-doce rosa, azul, laranja e branco, do moço que canta engraçado e aperta aquela buzina do Chacrinha na porta da sua casa num domingo de manhã. Namorar tem cheiro de perfume para ela, de perfume para ele, aquela chamada inesperada, um convite para o cinema ou filmes na TV de qualquer uma das casas, com pipoca e as meias nos pés.

Ai, ai... isso aí é o que enxergo em minha volta sobre como as pessoas sentem e doam o amor.

Meu namorado, (não de hoje), além de dar presentes materiais, escrevia nos cartões, colocando ali no papel, toda a sua intenção apaixonada e espontânea. Traçava palavras carinhosas de admiração por mim e por tudo de harmonioso que éramos quando estávamos juntos. Tiveram alguns algodões-doce, só não lembro do azul, mas muita pipoca sabor manteiga e na noite mais fria de junho, meias nos pés. Alguns bons perfumes que ficavam nas despedidas e chegadas nos portões e horas de viagem. No telefone, a chamada mais que esperada, cinema era aventura e presenças VIP em muitos shows ao vivo de artistas que eu gosto até hoje, com direito a carregar nos ombros para enxergar o palco... rs mesmo sendo eu, às vezes, a carregar... (estou brincando, mas aconteceu algo semelhante) . E este ano tem show do Tiago Iorc, mas eu e meu pré-existente namorado que pode não gostar de MPB e amar rock, vamos perder. E o pior é que nem ia precisar carregar nos ombros, porque no Palácio das Artes é sentadinho nas poltronas macias... enfim, Ce La Vi!

Namoro para mim não é tudo isso e nem só isso. É além, um estado de entrega e descobertas alegres. Até algo que é comum de se ver um no outro, fica surpreendente quando se está junto, quando se tem cumplicidade saudável, pouca insegurança, nenhum ciúme, e muita, mas muuuuuita admiração. Creio que admiração e sorrisos são os essenciais e que não podem acabar; nem mesmo quando o namoro acaba. Porque no fim de tudo o que é bom, tem que haver pelo menos um trisco de algo para se lembrar com sossego na alma. Você percebe que aprendeu mais, quando não existe remorsos e não ficou arrependimento. A partir daí, você pode viver sossegadamente ao lado de qualquer um ser humaninho.

Gosto muito de ver os casais e suas demonstrações sinceras de amor e carinho por seus parceiros perfeitos. Não somente no dia que se comemora o dia dos namorados, mas sempre observo o comportamento das pessoas que estão em contato com outras. É mágico! Daria para escrever um belo livro de contos. Mas, até lá...

Pois bem, este ano não tenho um namorado gente fina, bonito, charmoso, inteligente pra daná, trabalhador e romântico ao meu lado, mas tenho experienciado o amor nas suas mais indescritiveis formas e fórmulas. Como diz a Rita Lee: Ai, o amor!...

A vida me faz suspirar e tenho me inspirado com frequência por todo o caminho que eu vim passando até agora. Vejo além das ensolaradas paisagens, que minha transformação se deu a partir do contato com esses amores oportunos e incertos.

Acredito ter ganhado uma enorme vantagem sobre algumas cismas erradas a respeito de mim mesma, quando algum daqueles namoros não deu certo. Nunca existiu culpado, mas sempre ficou o aprendizado, e aprendizado não toma espaço, não é verdade?! Foi assim que comecei a pensar de uns anos para cá, quando nos meus relacionamentos afetivos obtive sucesso ou fracasso. A experiência acaba surgindo do fracasso e do medo.

Estamos todos sujeitos quando nos dispomos para alguém, quando iniciamos a empreitada da conquista, do conhecimento ouro sobre a vida e as mil e uma facetas daquele OUTRO.

Atualmente, vejo menor número de pessoas sensíveis, que gostam de assumir o romântico, o delicado, o possível do amor. São tantas notícias ruins, que parece não termos mais coragem de acreditar na PAZ e no AMOR.

Eu acredito, gente! Sempre vou acreditar. É um jeito tão fácil de nos aproximarmos de Deus e ainda têm aquelas pessoas tristes que apagam essa possibilidade, usando da violência contra o seu semelhante, maldizendo uns aos outros e colocando o dinheiro acima de todas as coisas.

Sejamos mais sensíveis a ponto de viver esse dia de hoje com muito ardor e esperança.

Eu pergunto:

- As pessoas que vocês escolheram para estarem ao seu lado agora, estão? (lê-se estar = não apenas fisicamente)

Então viva o momento. Este não vai voltar. Diga o que tem de dizer. Sinta o que há pra sentir. Isso vale para todos os dias do ano, e praticar AMOR é um exercício muito gratificante para o coração. Então, vai lá! Ame profundamente e não tenha medo de ter medo. Isso faz parte da evolução do ser humano: entregar-se ao verdadeiro desejo do próprio coração. Abra o seu coração, seja ele grande, pequeno, quente ou gelado. A hora é agora!

FELIZ DIA DE NAMORAR!

Erika Soares
Enviado por Erika Soares em 11/06/2016
Código do texto: T5664459
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.