Passado e Presente no mundo da Literatura.

Dentro de uma ampulheta o tempo sempre se faz e desfaz, mas tudo é registrado, evolui e volta ao início. Na literatura acontece assim também? Não se pode negar a influência do passado na construção do conhecimento, se o mesmo for tirado não ficará nada para fundamentar o que dizemos. Assim como na ampulheta o tempo se renova na literatura o (re)velho dá espaço ao novo, mas em uma harmonia impressionante. Os escritores do presente buscam inspiração na arte do passado, fundamenta sua estética no estilo clássico.

O texto literário não tem compromisso fixo com a informação, porém eterniza o contexto de sua criação, cataloga o estilo, o comportamento da sociedade. A poetisa brasileira Adélia Prado diz que a literatura prende o tempo, e sempre que se volta para a leitura literária haverá a sensação de retorno ao tempo. O presente é a continuidade do passado, mas de forma criativa, evoluída e diversificada, contudo se justifica no clássico, não é que seja mérito do passado, mas uma razão de termos o presente é porque algo já foi criado antes.

A literatura é a guardiã da ponte que o homem constrói entre o anterior e o atual, na dança do recomeço acontece um fenômeno que marca a história, que se transforma em evento depois em verdade que se consagra, e surgi uma nova conclusão que é substituída no renovar do ciclo.

O passado e o presente é a razão da literatura!

Lívio Pereira
Enviado por Lívio Pereira em 17/07/2016
Reeditado em 08/09/2019
Código do texto: T5700461
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.