Ulisses

O personagem Ulisses da Odisséia de Homero ao ser aprisionado pelo Cyclops, utiliza uma estratégia que abre os olhos se a gente interpretar de forma a extrapolar a mera interpretação comum. Ulisses diz ao Cyclops que seu nome é ninguém quando ele é perguntado sobre qual era o seu nome. Quando Ulisses consegue armas para atacar o Cyclops, e este se queixa aos amigos Cyclops sobre um ataque, ele diz: Ninguém me atacou. Dessa forma os outros Cyclops deixam de se preocupar. E com essa estratégia, Ulisses consegue escapar. Daí podemos ver que talvez: 1- o Cyclops representa o Império, ou classe dominante, 2- Ulisses representa o indivíduo que chegou a consciência plena e por isso sabe que as honrarias desse mundo são passageiras, importa ter honrarias espirituais (por isso ele se chama de ninguém e não de alguém). 3- a única forma de escapar do Império ou da classe dominante é estar pleno conscientemente e desenvolver sua individualidade como ser humano íntegro e inteiro inclusive espiritualmente. Assim eu vejo essa história. A educação, nesse sentido, é a única prática que pode levar alguém e alçar alguém à consciência plena.

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 17/07/2016
Código do texto: T5700538
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.