Aforismos 21/07/2016

Aforismos 21/07/2016

Escrito por Álvaro Vinícius de Souza Silva

(Continuação de Aforismos 20/07/2016)

V-Segundo Eliphas Levi, “Deus é o que aprenderemos eternamente a conhecer". Há uma sabedoria profunda nisso. A nossa própria liberdade para discernir é uma centelha de pensamento dada pelo próprio Deus. Ora o homem acredita que sabe, ora acredita que não sabe; ora aprende de uma forma, ora aprende de outra forma. Até nisso há uma liberdade para escolher e, quando aparentemente não há, o destino concede-nos o dever do autoaprendizado. E isso só é possível pela consciência que nos foi dada para ‘Sermos’.

VI-O saber em si e de qualquer modo é impotência. Em um único instante uma realidade pode ser percebida e nenhuma palavra terá aptidão para descrevê-la. A experiência é uma fonte, o saber é um ganho e a intuição supera os dois em soberania.

VII-Quando o homem realmente aprende acerca de Deus, nenhuma dúvida subsiste e nenhuma resposta é dada. No século XXI, procuram-se respostas e vendem-se verdades por todos os lados. Mas uma dúvida persiste: onde estão todos estes sábios?

VIII-O Karatê, um esporte que pratiquei por muitos anos, já me indicava em seu próprio significado, “mãos vazias”, um princípio que se perde nas brumas materiais: a verdadeira luta de um homem está no domínio de seu espírito, não em suas ferramentas. Para isso, como apontou Eliphas Levi, é mister “aprendermos eternamente a conhecer Deus”, pois estaremos em conhecimento de si próprio, ainda que, mesmo assim, seja o que “nunca saberemos”. [1]

1-A Chave dos Grandes Mistérios. Eliphas Levi.

Álvaro Vinícius de Souza Silva
Enviado por Álvaro Vinícius de Souza Silva em 21/07/2016
Reeditado em 21/07/2016
Código do texto: T5704275
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.