COMO VIVER NATURALMENTE O SOBRENATURAL?...

É muito simples...

Podemos entender “sobrenatural” como “além do natural”... Tudo que é natural, pela lógica, é tudo quilo que vem da natureza, ou que está na natureza humana; assim, o sobrenatural, pela lógica, é tudo aquilo que é além da natureza...

Algo que está, é passageiro; algo que é, permanece...

Quando decidimos por agir conforme nossa personalidade, estamos vivenciando nossa experiência natural como seres humanos, que nos movimenta em direção a nós mesmos; e quando agimos conforme princípios, somos parte de “algo maior”, que nos movimenta em direção ao todo, que participamos...

Assim podemos dizer que é natural vivermos a nossa personalidade. O sobrenatural é vivermos os princípios...

Quando agimos partindo de nossa personalidade, os fins justificam os meios; e quando agimos partindo de princípios, os fins são os meios...

Podemos exemplificar isso tomando o exemplo de alguns políticos, que usam o poder para a satisfação de si próprios, e para isso, mentem, corrompem e manipulam a verdade. Neste caso, a mentira é o meio, justificado pelo fim – satisfação própria a qualquer custo (personalidade)... Podemos também citar o exemplo de bandidos que roubam e matam para conseguir dinheiro e satisfazer suas vaidades. Os fins também justificam os meios, para eles...

Em contrapartida, muitos limitam-se apenas em trabalhar, agir corretamente, fazer o bem, e ainda, ajudar o próximo, quando podem, acima de tudo por princípios; ou seja, ser honesto está acima de tudo, e nada justifica algum desvio de conduta. Ser honesto é o fim que se torna o meio...

Estes são apenas exemplos das mais diversas situações de conduta que poderíamos citar, tanto “de um lado” como “do outro”...

Assim fica fácil entendermos...

Muitas vezes, o natural seria agirmos conforme nossa própria natureza humana, falha e imperfeita... Onde os fins justificam os meios, e assim satisfazemos nossas necessidades a qualquer custo, mesmo que na mentira...

Para vivermos o sobrenatural, temos que deixar nossa própria natureza de lado, para vivenciar princípios, e o maior dos princípios é a verdade; quando nada justificará algum desvio como meio para conseguirmos algo, pois aqui está em jogo não apenas conquistas materiais, e sim uma conquista espiritual: vencer a si mesmo.

Assim ficará fácil vivenciarmos o sobrenatural, naturalmente... O difícil é fazer... E manter...

Mas existe algo que facilita:

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me.

Pois quem quiser salvar a sua vida há de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la.

Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que poderá dar o homem em troca da sua vida?

O Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus Anjos, e então dará a cada um segundo as suas obras.

Em verdade vos digo: Alguns dos que estão aqui presentes não morrerão, antes de verem chegar o Filho do homem na glória do seu reino». (Evangelho segundo S. Mateus 16,24-28)

Miguel Fernando
Enviado por Miguel Fernando em 05/08/2016
Código do texto: T5720072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.