Reflexões

A condição de membro do estado-nação político (a sensação de pertencimento) e a identificação com a cultura nacional fazem parte desse caldo cultural que hoje é muito mais fluído e muito mais amplo com a globalização e com a própria evolução tecnológica. O homem hoje experimenta muitas quebras de paradigmas, sendo que o paradigma do mercado é o único que ficou de pé e com ele as classes hegemônicas fazem o capital girar e engolir todos os espaços possíveis e imaginários, desde a cobertura jornalística do Papa, sejamos católicos ou não, até a liberalização das drogas, sobretudo maconha.

A educação tem papel decisivo nisso, possibilitando - ou não - uma posição crítica frente a esses monstros pós-modernos como a indiferença e a egolatria, que são estimulados, muitas vezes, pela mídia de massa e pelo próprio neoliberalismo, por exemplo.

Mauricio Duarte (Divyam Anuragi)
Enviado por Mauricio Duarte (Divyam Anuragi) em 06/08/2016
Código do texto: T5720761
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.