A origem do nazismo e o que ele se tornou

Como o design gráfico em sua origem teve artistas gráficos (todos ou a grande maioria) comprometidos com a revolução do proletariado, também o nazismo na sua origem teve o Partido Nacional Socialista como formação. Mas hoje, o design gráfico está desvinculado totalmente de qualquer revolução política e até, afigura-se, muitas vezes, como elemento conservador e agenciador do capital, agregando valor às mercadorias. Também o nazismo não se coaduna com qualquer tendência esquerdista, muito pelo contrário, é a favor de uma elite que será preparada para comandar e efetivamente comandará caso o projeto nazista se concretize. Não quero com isso defender o socialismo ou o comunismo, ou qualquer corrente de esquerda, porque nesses sistemas, como já vimos, o discurso é muito bonito a favor da população, mas a prática é outra; o totalitarismo preenche todos os espaços, indo contra a liberdade em todos os sentidos.

Portanto, dizer que o nazismo é socialista, hoje, é uma incompreensão da dinâmica da política ou até da filosofia ou da religião, visto que seria o mesmo que dizer que os protestantes e os católicos são a mesma coisa porque ambos são cristãos, tem a mesma origem, quando há uma diferença muito grande. Seria o mesmo que dizer que o Flamengo e o Fluminense são o mesmo clube, porque o Flamengo nasceu do Fluminense. Não existe.