Análise das similaridades entre Budismo e Estoicismo

Interdependência

I - Ambos consideram que os fenômenos do Universo são interdependentes. (vide "A Origem Dependente", do Budismo Theravada; "A Rede de Indra", do Budismo Mahayana; e o conceito de "Cosmos" e "Logos" Estoico).

Destruição da Raiva

II - Ambos consideram que a raiva é uma emoção completamente destrutiva, fruto da ignorância, e que, portanto, precisa ser completamente extirpada do "espírito humano", tendo como objetivo a sabedoria. (Estes ensinamentos estão presentes nos discursos de Sêneca e também nos discursos do Buda sobre "Os Três Venenos da Mente")

Conhece-te a ti mesmo

III - Ambos estimam o autoconhecimento como uma virtude que precisa ser desenvolvida de maneira prática. (Vide Dhammapada e a influência socrática do Estoicismo).

Somos nossas ações

IV - Ambos valorizam uma primazia do caráter pragmático da Filosofia. (Representada pela doutrina de Kamma (Carma) e o Pragmatismo Estoico).

A Renúncia

V - Ambos afirmam a integridade da conduta e negam o hedonismo como caminho à felicidade.

A Equanimidade

VI - Ambos afirmam a virtude da Equanimidade, como um ideal superior de sabedoria, representada pelos termos: apathea e upekkha.

A Serenidade

VII - Ambos afirmam que a verdadeira felicidade consiste na paz inabalável do espírito.

O Panteísmo

VIII - Embora seja apenas amplamente aceito pela tradição budista Mahayana, Panteísmo é outro conceito em comum.