CHEGUEI À TERCEIRA IDADE

Em 23/10/2016 entrei para a chamada terceira idade, passando à condição de idoso. Isso é bom ou é ruim?

A meu ver, envelhecer é um processo natural e de superação. Porque todo ser vivente, de qualquer espécie, no tocante à sua existência, obrigatoriamente está sujeito a duas realidades incontestes: a morte prematura ou o envelhecimento.

Como, em tese, ninguém deseja a morte antecipada, parece-me inteligente pensar no envelhecimento saudável. Para tanto, necessário se faz que tenhamos hábitos e costumes compatíveis com essa perspectiva. E isso não acontece da noite para o dia. Ao contrário, é de suma importância que nos cuidemos diariamente e por toda a vida, fazendo o necessário para termos as condições mais favoráveis possíveis.

Nossos hábitos, nossos costumes, a nossa forma de lidar com os fatos e com as emoções cotidianas, vão “moldando” o nosso futuro e este pode ser doentio, ou saudável, dependendo das escolhas que fizermos.

No tocante a mim opto por viver de maneira mais equilibrada, sob todos os aspectos. Não dou importância exagerada ao adverso, busco manter a serenidade diante do indesejável, evito situações e comportamentos que me deixem vulneráveis, sem, no entanto, deixar de correr os riscos necessários a uma vida plena. Pratico esportes variados, preferencialmente ao ar livre e respeito o tempo de repouso e descanso. Priorizo a harmonia com os familiares, amigos, colegas de trabalho. Não ultrapasso os meus limites, cuido da alimentação relativamente saudável, mantenho-me energizado. Demonstro gratidão pelos pequenos ganhos, progressos e até pelas perdas, dando aporte à construção de uma vida com saúde.

Dessa forma entro para a terceira idade pleno, com muita disposição, desconhecendo medicamentos, em harmonia com a balança e tudo isso me confere uma condição privilegiada de saúde e bem-estar.

Isso posto, assevero que envelhecer é bom, necessário, revela sabedoria e capacidade de superação de um ser vitorioso.