Os olhos podem cegar

Quantos pontos de vista posso ter daqui, desta varanda semi alumiada? Cores, plantas, cadeiras etc. Posso enxergá-los porque estão no meu campo de visão. Sou capaz de descrevê-los, uns mais que os outros, a depender da distância. Isto pois sou instigada a ter percepções concebidas pelo mero olhar. Mas os olhos podem cegar. As cores que daqui observo são: rosa, branco, verde e laranja. A planta que contemplo do meu assento está vistosa, meus olhos dizem que ela está sã. E a cadeira à frente, creio que esteja intacta. Mas 'e se'? E se eu me aproximar dessas cores e ver que na verdade tratam-se das cores azul, roxo, cinza e amarelo; se eu me achegar até a planta e notar que as folhas da parte de trás estão mortas; e se eu sentar na cadeira e cair pois a mesma não estava inteira? Os olhos podem cegar. Tenho aprendido que a primeira percepção não deve ser tida como única e genuína. Um sorriso pode estar disfarçando um coração destroçado. Um dia de sol pode estar abrindo caminho para uma tempestade. Elogios podem ser farpas. Ações de caridade podem estar encobrindo atos corrompidos. Tenho trazido para a minha vida, com certa relutância, admito, que não se deve julgar o que não se vive. Não se deve proferir que o racismo não existe mais, se você não é negro e sofre diariamente por ações voltadas ao tom da pele; não se deve afirmar que as mulheres hoje possuem tratamento similar ao dos homens se você não é mulher e se sente vulnerável em um mundo liderado por um único sexo; não se deve julgar quem aborta se você nunca engravidou em um contexto muito árduo de se criar uma criança; não se deve falar que bullying é frescura se você nunca teve que correr pro banheiro da escola para chorar por causa de algum apelido maldoso com o qual te rotularam. Enfim, tenho diligenciado para não aceitar a primeira imagem que meus olhos revelam. Porque a perspectiva pode mudar algo de tal forma que o que era preto pode ser branco, o que estava vivo pode estar morto, e o que estava inteiro pode estar destruído. Afinal, os olhos podem cegar.

Bruna Maia
Enviado por Bruna Maia em 05/12/2016
Reeditado em 06/06/2018
Código do texto: T5844517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.