A DEMONSTRAÇÃO DA VERDADE

Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mt. 7 : 16-20)

A verdade pede, persegue e alcança sempre meios com vistas a ser demonstrada. Somos nós homens e todas as circunstâncias, forjadas de tal maneira, que sempre haverão meios de se conhecer o que de fato ocorre e como lidar com os fatos. A verdade de absolutamente tudo estará, sempre ao seu tempo, à disposição de quem de fato se ocupa em interpretar as circunstâncias à Luz das sagradas escrituras. Simbolicamente, a verdade de modo gentil, pede que possamos dar acesso à ela para que venhamos nos adequar no plano de Deus para todas as coisas. Mas, se ignorada, a verdade passará a perseguir oportunidades para ser demonstrada tal qual ela mesmo é, sem maquiagens e sem intervenções, ela mesma, pura e constrangedoramente simples. E finalmente, alcança e se dá a conhecer, apesar de todos os esforços de quem não se dá com ela, ela sempre estará ali. Sempre que houver uma campanha difamatória ou uma campanha promocional sobre quem quer que seja, a verdade sobre tudo isso sempre e majestosamente prevalecerá, demore o tempo que tiver de amadurecer, ela se mostrará por si mesma!

Querer dizer possuir virtudes que não correspondem à realidade é vicio comum entre os de personalidades inconstantes ou simplesmente infantis, o que virá a dar no mesmo, já que uma pessoa inconstante remete ao seu tempo de criança em que é muito comum o tédio sobre uma dada atividade que já não possui o mesmo sabor como no início, e a partir daí essa pessoa se recusa a crescer, mas, de que maneira ocorre essa recusa, caro leitor? Deixando de contornar situações-problema e, se colocando na posição de adulto, passar a enfrentar os fatos tais quais eles assim o exigem. É muito comum pessoas recorrerem aos outros que por elas são considerados experientes e, assim, capazes de tirá-las daquela situação. E deste modo, fixa-se na mente de tal indivíduo um ciclo vicioso: ele comete desatinos e os outros resolvem por ele, e dessa forma nunca aprende a ser homem ou a ser mulher. Outra característica é a de “abraçar” virtudes que não lhe competem. Ou seja, é muito comum pessoas adorarem os elogios: Ah! Você é muito bacana, humilde, liberal e paciente. E a pessoa, que é o oposto disso tudo, contudo, não repreende ao admirador dizendo a verdade: _ Não! Isso tudo que você disse aí está errado! Você está enganado ao meu respeito. Mas, outrossim, quando estas mesmas pessoas são acusadas injustamente em seu meio social, a reação é imediatamente oposta àquela da primeira situação! E, com muita força, tratam logo de “resolver esse problema e lavar a honra.” Em síntese, costumam ser muito misericordiosos consigo mesmos e altamente severos com o erro dos outros.

A fantasia corre com certo progresso até ao ponto em que é posta à prova com problemas reais, e os progressos adquiridos revelam-se irreais. É assim que costumeiramente tenho visto os homens serem separados dos meninos e as mulheres serem separadas das meninas. A palavra costuma chamar esse tipo de indivíduo de ‘filho de belial’, conforme está escrito: “1 Samuel 2:12 – Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o SENHOR;”. Sabe quando a verdade pega e pega com força essas pessoas para que aos olhos de todos seja manifestada a verdade sobre o verdadeiro caráter deles? Quando os problemas vêm peneirá-los! Sim, caro amigo, quando um problema real, e não de ficção, vem de encontro aos filhos de belial, eles são desmascarados e podemos vê-los exatamente como eles se comportam de verdade! É quando vemos alguém que adora criticar, arrogando pra si mesmo títulos de santidade e humildade, aos outros, sendo envergonhado pelo nosso Justo Juiz, o Senhor Jesus, colocando-o diante de outra pessoa problemática ou de uma situação muito difícil, a falsa armadura cai e vemos só um pobre filho de belial tentando se esconder sob uma capa rasgada e, muitas vezes, murmurando ou até blasfemando mesmo de Deus diante daqueles que por estas pessoas foram muito ridicularizadas e criticadas!

A conclusão disto não é desencorajar aquele que sabe que manqueja a desistir, já que sua fantasia foi desmascarada, mas, levá-lo ao verdadeiro arrependimento para viver conforme o que está escrito: “Levítico 20:7 – Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.”

Assim, mais uma vez somos compelidos pela Verdade que liberta a sermos autênticos filhos de Deus! Pois, a mais ninguém o nosso Deus escolherá para demonstrar que Ele vive, a não ser, nós mesmos! Portanto, caro amigo, apartemo-nos de todo mal, e que, a partir de um coração verdadeiramente transformado pelo Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, possamos dizer que Cristo vive em nós, não de meras e vazias palavras, mas de fato observável e testemunhado por todos, tanto os amigos, quanto e principalmente os nossos inimigos; pois a eles Deus dará uma chance de mudarem a partir de nosso testemunho, quem sabe! Amém