OUTREMOS

Não estou bem certo de como você se portaria estando em minha posição. Se você procuraria encontrar alguma forma mais adequada para resolver todos os problemas, se você estivesse em meu lugar, se você fosse eu. Você em meu lugar me entenderia? Não sei se você seria capaz de me compreender estando na minha própria pele, caminhando pelos mesmos caminhos, vivendo tudo o que eu vivo, sofrendo o que eu sofro ou sentindo tudo o que sinto, sem ter o direito de reclamar. Você entenderia as minhas razões e se ofereceria a ser o próprio juiz e ao mesmo tempo ser também a parte principal da mesma questão e julgar com isenção, diante da multidão que me condena? Não é fácil viver uma situação dessa magnitude, pois isso é mesmo uma coisa muito difícil. Até mesmo aqueles que têm boa vontade e um grande espírito de fraternidade, isso seria impossível. Ninguém melhor para conhecer o que vai dentro de seu interior senão você próprio. Às vezes sorrimos por fora, enquanto aguardamos que uma restauração seja realizada em nosso interior que se encontra totalmente destruído. Nem sempre damos demonstração do quanto estamos aflitos e oprimidos, para que as pessoas que nos rodeiam não se frustrem conosco ou não nos faça nenhuma chacota. Jogar pedras no telhado alheio, às vezes se torna uma atividade muito agradável e divertida, mas isso só enquanto não nos lembrarmos de que o nosso telhado, assim como os outros tantos por aí, também é de vidro. E o pior de tudo é que, além de ser de vidro é o nosso próprio telhado. Isso chega a nos dar uma sensação muito desagradável e um grande calafrio por dentro. Alguém já disse -“Amai-vos uns aos outros como a se mesmo”-, o que é simplesmente muito difícil. Assim sendo, estando diante do outro, o melhor que temos a fazer é nos outrarmos, pois só assim é que conseguiremos entender melhor o que vai dentro de cada um daqueles que nos rodeiam, ás vezes disfarçados com um sorriso alegre ou destruídos em lágrimas. Outremos então, essa é sem dúvida alguma a melhor solução.

Estação do Cercado (MG), 26 de julho de 2013.

Tadeu Lobo
Enviado por Tadeu Lobo em 05/02/2017
Código do texto: T5903421
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.