Uma sociedade "dividida"

A desigualdade social é um problema que afeta todas as regiões do planeta, países desenvolvidos e sub-desenvolvidos, se concentrando mais nas sociedades menos desenvolvidas. Um continente europeu ou uma ilhazinha no extremo norte-africano; grandes civilizações como a Roma Antiga ou atuais metrópoles como Londres. Todas sofrem com uma sociedade "estruturada, hierarquizada e separada".

O que toda comunidade tem em comum? O que as forma, uma sociedade só pode ser caracterizada como uma, se houver pessoas. Dois cidadãos interagindo e convivendo entre si são considerados uma sociedade. Admite-se que minúscula, mas mesmo assim, ainda uma.

A sociologia, objeto que estuda o corpo social e todas suas ramificações é extremamente fundamental para que possamos entendê-la e nos tornarmos melhores em prol da mesma. Na sociologia há dois pensadores famosos por suas teses sobre a sociedade, Weber e Durkheim.

O termo "desigualdade social" abrange todos os tipos, o próprio nome já diz, desigualdade na sociedade. Esta que pode ser: racial, regional, econômica, entre outras. As desigualdades são uma alavanca para o preconceito, infelizmente na sociedade de hoje em dia, se você é "inferior" as pessoas ou apenas diferente, tende a ser ridicularizado e tratado com ódio. Em outras palavras, sofrerá "bullying".

A questão "ser inferior" é muito relativa, varia com o pensamento de cada pessoa, para uns a riqueza e o poder são o mais importante, outros a beleza e a influência, alguns inteligência, cultura, sabedoria e por aí vai.

Negros, deficientes e obesos tendem a ser os mais discriminados, por respectivamente, cor, doença e peso. Nessa hora percebe-se o quanto a humanidade está perdida, e só tende a piorar. Está escrito na Constituição da República que todos somos iguais perante a lei e, também, que o Estado é laico, então diminuir o outro por motivos religiosos também é extremamente desumano.

O maior debate sobre a discriminação equivale às cotas. Argumenta-se que o preconceito já começa nelas, pois favorecer um candidato por causa da sua cor e/ou condição de vida é injusto, já que somos todos iguais de acordo com a lei, não existindo raças brancas e negras, somente a humana. Argumentos contra cotas variam desde miscigenação ao elitismo.

O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo, é muito difícil igualar a condição de todos. O Nordeste por exemplo, sofre com falta d'água; o Governo do Rio declarou estado de calamidade pública. Em um país com proporções gigantescas, somente um terço da população tem condições de vida comparáveis a Europa, enquanto o resto tem a "condição brasileira" que é absurdamente precária.

Marquês de Verona
Enviado por Marquês de Verona em 27/04/2017
Código do texto: T5982995
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.