Hormônios e harmonias

Pensando sobre ampliação, me veio a memória o desenvolvimento de árvores e outras plantas. Como os animais, elas possuem hormônios, substâncias que controlam o crescimento em áreas específicas e em direções específicas. Tais hormônios determinam quando devem crescer para cima, para os lados, brotar novos ramos e flores, aumentar em volume o que já brotou, quando é tempo de renovar suas folhas, etc. Cada um tem seu papel e desempenha de acordo com a própria quantidade no vegetal e também com a quantidade dos outros fluidos hormonais, de modo que, quantidades maiores de um, barram o efeito do outro, mas quando em doses adequadas se unem no desempenho de uma só função onde ambos são essenciais.

O conhecimento desse controle natural, permitiu que estudiosos desenvolvessem compostos semelhantes, permitindo ao agricultor estimular ou inibir o aumento de suas plantas conforme a melhoria desejada, tornando possível fazer adaptações de espécies de ambientes muito diferentes, a fim de que elas frutifiquem onde jamais se imaginou e/ou obtenham frutos nas épocas em que seriam escassos.

Como os vegetais, nos desenvolvemos e nos renovamos diária e naturalmente, a despeito de falhas e influências externas, o crescimento é um desafio sempre presente, desafio esse, que pode variar ainda mais, pois diferente das plantas, nossas raízes não nos impedem de sair de onde estamos e de simplesmente mudarmos o lugar onde precisaremos potencializar o aumento de nossos frutos em tamanho, quantidade e qualidade.

Sendo assim, quando a vida propor nova adaptação, que estejamos prontos para receber a substância que nos fará superar nossos limites, entendendo que é hora de experimentar nova e promissora fase, pois até mesmo para somente dar sombra precisamos de cuidados e é melhor confiar no Agricultor que sempre sabe a hora exata de receber os frutos que somos capazes de gerar.