Sonho

Eu sonho com o dia em que sentirei que vale a pena ser bom, lutar honestamente e tratar bem as pessoas. Por que digo isto? Porque vivemos em um mundo em que temos a impressão que não adianta ser bom e cordial, mas mau, grosseiro e insensível. Quando criança, eu logo adquiri o entendimento de que é para sempre praticarmos o bem e nunca tratarmos ninguém rudemente, mas o meu entendimento não demorou a se chocar com uma brutal realidade: as pessoas adoram passar por cima das outras, abusar de quem está em posição vulnerável, não gostam dos diferentes e, muitas vezes, nem os de quem esperamos amor e consideração nos respeitam. Desta forma, fiquei perdida, perguntando-me: "Qual é o problema? Por que as pessoas são assim?"

Fala-se muito que devemos ser bons e justos, porém as pessoas não são naturalmente boas e justas. Por que será? Talvez seja impossível responder, no entanto, devemos refletir sobre o que impede alguém de ser bom. Uma pessoa pode ser boa e justa se ela for racista, por exemplo? Não, pois essa pessoa possui dentro dela o entendimento de que, quem pertencer a uma etnia diferente da dela é inferior e não pode ter os mesmos direitos. Podemos dizer o mesmo de quem tem preconceitos religiosos, é machista, entende que os com maior poder aquisitivo podem mais? Possivelmente, sim. Quem persegue o seguidor de um credo diferente do seu sabe o que é respeito, justiça e igualdade? Um homem opressor e machista pode se chamar justo? Como podemos nos dizer capazes de amar ao próximo e de ser livres de preconceito ao discriminarmos alguém mais pobre ou menos escolarizado do que nós?

Penso então que há muitos outros fatores que podem nos impedir de sermos naturalmente bons e justos: a nossa natural tendência ao egoísmo, ambição, desejo de nos darmos bem a todo custo, a vontade de viver apenas para buscar o prazer proporcionado por um momento.

Ninguém, ao se deixar vencer pelo egoísmo, conseguirá ser justo, já que estará muito ocupado com a satisfação de seus desejos egoístas para pensar no bem-estar e felicidade das demais pessoas, visto que só suas vontades importam. Uma pessoa muito ambiciosa, capaz de tudo para se dar bem, irá hesitar em atropelar princípios éticos e morais? Atualmente, também vemos que as pessoas vivem cada vez mais para prazeres efêmeros que em nada preenchem a sensação de vazio que possam sentir, mas este prazer vicia, levando-as a viver para ele e esquecer valores mais sérios.

Que posso concluir? Que realmente é difícil imaginar um mundo onde valha a pena ser bom, lutar com retidão e tentar tornar reais os ideais nos quais acreditamos tão ardentemente. Entretanto, não posso afirmar que seja tolice sonhar com mais bondade, justiça e igualdade neste nosso mundo. As mudanças só são realizadas pelos que são capazes de sonhar e ousam lutar por seus sonhos.