Niilismo e a superação do Homem

Niilismo: chamo de depressão contida, dissimulada; falta de sentido, vazio, negação da vida, pessimismo, esgotamento vital, perda de vigor, insatisfação com o aqui e agora; ódio contra tudo que nos é estranho e distante, diferente, contrário. O próprio Nietzsche era um niilista que só tardiamente veio a constatar o fato: - por muito tempo ficamos presos à esfera das palavras, do intelecto repetitivo, mímico; a ação não segue, fica-se preso as próprias crenças. E na constatação ele pôde mudar. Assim segue com seus leitores que fazem deste um seguidor: só no cair tardio do espírito que começam a compreende-lo e dele distanciar-se como ídolo. Seu maior desejo: que o negassem. Ou nunca irão se superar sozinhos, ninguém pode atravessar nosso caminho senão nós mesmos.

O Homem deve sucumbir, ir para a outra margem; é ele mesmo a grande depressão. E isto, no meu entender, só acontece quando o espírito, ciente da grande chaga na alma, vive segunda a máxima: Que importa meus prazeres e desprazeres! Que importa eu?

Então foi superado o homem, o ego, o "eu"...

Fiódor
Enviado por Fiódor em 24/07/2017
Reeditado em 25/07/2017
Código do texto: T6063725
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.