A Religião e a Espiritualidade

Nada melhor que um belo domingo ensolarado, com a cidade tranquila e mais quieta pela evasão provocada pelo feriado prolongado, para a degustação do magnífico pensamento do teólogo, filósofo e paleontólogo francês, Pierre Teilhard de Chardin - (1881-1955).

A religião não é apenas uma, são centenas. A espiritualidade é apenas uma. A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos. A religião é para aqueles que necessitam de alguém que lhes diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua voz interior. A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar tudo. A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade lhe dá Paz Interior. A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade lhe diz: “aprende com o erro”. A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro! A religião não é Deus. A espiritualidade é Tudo e, portanto é Deus. A religião inventa. A espiritualidade descobre. A religião não indaga nem questiona. A espiritualidade questiona tudo. A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é Divina, sem regras. A religião é causa de divisões. A espiritualidade é causa de União. A religião lhe busca para que acredite. A espiritualidade você tem que buscá-la. A religião segue os preceitos de um livro sagrado. A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros. A religião se alimenta do medo. A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé. A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz Viver na Consciência. A religião se ocupa com fazer. A espiritualidade se ocupa com Ser. A religião alimenta o ego. A espiritualidade nos faz transcender. A religião nos faz renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele. A religião é adoração. A espiritualidade é Meditação. A religião sonha com a glória e o paraíso. A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora. A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente. A religião enclausura nossa memória. A espiritualidade liberta a nossa Consciência. A religião crê na vida eterna. A espiritualidade nos faz conscientes da vida eterna. A religião promete para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em nosso Interior durante a Vida.

“Não somos Seres Humanos passando por uma experiência espiritual... Somos Seres Espirituais passando por uma experiência humana”.

(Pierre Teilhard de Chardin)

Na qualidade de Teólogo, vinculado à maior, mais antiga e mais poderosa denominação teológica do Planeta, agraciado com o insight espiritual, o padre jesuíta ficou com a “faca e o queijo” na mão, para perceber as enormes diferenças entre a religião e a espiritualidade. Contudo, a sua percepção, exteriorizada publicamente, custou-lhe, obviamente, a severa censura por parte da referida denominação teológica, mas para sorte de Pierre T. Chardin, já não mais existia a “santa inquisição”, para transformá-lo num “churrasco”. Além do seu posterior “silêncio forçado”, restou-lhe o castigo de não ser transformado em “santo”, o que certamente não o preocuparia se estivesse vivo.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 10/09/2017
Código do texto: T6110128
Classificação de conteúdo: seguro