Coleção 31 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

Quando me sinto cercado de incompetentes, torno-me um deles, a contaminação é inevitável, ou melhor, escolho um personagem para me camuflar. Personagem adoece por mim!

Claudeci Ferreira de Andrade

O que come condena os que comem para sobrar mais para ele! E assim vamos nos sobressaindo.

Claudeci Ferreira de Andrade

Aqueles, nossos críticos, zombam-nos por ter um livro em mãos na hora da aula, estão nos pedindo para sermos hipócritas, e fingirmos ser dono do pensamento expressado. Quando com o livro, sou o produto do livro e sem o livro sou o subproduto dele.

Claudeci Ferreira de Andrade

E se me perguntam quem sou, digo: sou apenas mais um personagem, O palhaço que troca de mascara quando entro na escola, "liso que nem quiabo"!

Claudeci Ferreira de Andrade

O Diabo é só uma forma de Deus agir, culpá-lo por toda adversidade é condenar a Deus.

Claudeci Ferreira de Andrade

O poder de Deus está na capacidade de quem O criou com a imaginação.

Claudeci Ferreira de Andrade

Não é justo, sustentar na escola quem não quer estudar, com muita razão para atrapalhar quem quer! Nem todo mundo nasceu para estudar, por que todos temos uma função social importante, até mesmo os não diplomados.

Claudeci Ferreira de Andrade

Assim como é pecado endeusar o homem, também o é humanizar a Deus.

Claudeci Ferreira de Andrade

A religião contaminou os segmentos da sociedade com uma angústia existencial, impondo a realidade da morte como consequência do que o homem faz ou deixa de fazer e a posse do paraíso na mesma condição. E ainda chama isso de paz em Cristo, eu o chamo de conturbação pela culpa.

Claudeci Ferreira de Andrade

Nunca compreendemos melhor a loucura de ser professor público do que quando libertados das fantasias academicistas.

Claudeci Ferreira de Andrade

Outra coisa que me amedronta mesmo é quando eu falo que o aluno fulano de tal é um péssimo aluno, desrespeitador e desvalorizador da escola, e a minha colega professora diz: — "Pois comigo ele é ótimo"!

A escola é uma, os alunos são os mesmos; minha aula de Língua Portuguesa é tão sem admiração tanto quanto as de matemática, percebo pelos resultados. Ela quer enganar quem?

Claudeci Ferreira de Andrade

Cidadania é saber fazer silêncio voluntariamente para aprender o que o mestre ensina.

Claudeci Ferreira de Andrade

Professores pressionados a pressionar esquecem-se de estudar sua disciplina de formação para treinar técnicas de controle de comportamento. Agrada a coordenadora e desagrada a sociedade.

Claudeci Ferreira de Andrade

A maior denúncia de que o conforto do silêncio manipulado é prejudicial está na presença legalizada de alunos analfabetos, os quais não sabem assinar seu próprio nome no sexto ano fundamental.

Claudeci Ferreira de Andrade

A escola está cheia de proibições infundadas enfraquecendo o código de boa conduta. Indisciplina é falta de rumo e motiva a improdutividade. Mais leis, mais transgressões. Uma leva à outra com mais facilidade.

Claudeci Ferreira de Andrade

Os imprevistos revelam os furos da lei, e provam sua inutilidade.

Claudeci Ferreira de Andrade

Uma lei que pede para ser burlada é inútil, pois não atende a conveniência geral.

Claudeci Ferreira de Andrade

A conveniência particular gera a inconveniência geral

Claudeci Ferreira de Andrade

O que se espera de uma coordenadora pedagógica não é que ela saiba profundamente todas as matérias para dizer como os professores devem ensiná-las, mas que os conforte com a segurança de que estão fazendo um bom trabalho. E se não, que, pelo menos, seja-lhes oferecido o modelo correto da forma mais convincente. Parceiros não são inimigos.

Claudeci Ferreira de Andrade