Coleção 36 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

36-1 Professores, se queremos uma escola atualizada inteligentemente e útil, precisamos deixar de sermos ignorantes a respeito de como queremos atender as necessidades de nossos alunos. Se queremos que eles sejam intelectuais, precisamos incentivá-los a largar a mesmice. Se queremos fazer deles cidadãos, precisamos inseri-los corretamente nos assuntos da cidade.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-2 O Meu perdão não lhe salva das consequências. — Disse Deus!

Claudeci Ferreira de Andrade

36-3 Não temos como negar a ideia que a ignorância é uma Benção Divina, depois de liderado por pessoas inferiores que pagam nosso salário. A ignorância é apenas uma das múltiplas inteligências, tão útil com é o bem para o mal.

Claudeci Ferreira de Andrade

Meu Epitáfio:

36-4 Não foi eu quem morreu, pois existo em tudo que restou de mim, e tu me percebes, mas, foi sim, tu que morreste para mim, não posso te perceber.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-5 Existir para ser útil ao próximo, muitas vezes, requer que fechemos nossos olhos e ouvidos aos aplausos dos demais. E os escárnios da concorrência que morre de inveja.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-6 Falando em escola de verdade, a falsa é aquela que promove mais o uniforme e o luxo dos seus alunos, do que o saber para um viver de qualidade. Nela, o amor ao reconhecimento corre em competição com o enfadar-se do conhecimento.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-7 Se os crimes praticados aos professores e aos alunos fossem julgados, ela já não existiria mais! Já pensaram se todos os analfabetos funcionais e mal formados profissionais pedissem, junto à justiça, uma indenização à escola pelo tempo perdido e falsidade ideológica?

Claudeci Ferreira de Andrade

36-8 Eu, cada dia, mato um pouco de mim mesmo, com o objetivo de fazer calar minha voz interior, ou melhor, estou tentando me livrar das perturbações interiores desenvolvendo uma consciência depravada, fraca, viciada que me faça feliz no torpor da vida. Quero me aquietar diante dos homens e de Deus. Um homem angustiado não se respeita! Ou ainda, deixar de preocupar com o que os outros pensam de mim. Nesse suicídio a prestações, cavo minha sepultura.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-9 A semana de prova para uma coisa presta: os alunos saem mais cedo, ficam na porta da escola vulneráveis à violência da rua, esperando o transporte até mais tarde; enquanto isso, brigam e tumultuam. O maior número de ocorrências vergonhosas da escola, refiro-me também às desavenças entre professores, ocorre exatamente na semana de prova! E "pelo andar da carruagem", por aqui, toda semana e de "provas".

Claudeci Ferreira de Andrade

39-10 Que pedagogo algum apresente a ideia de que o professor deve encarar a prova como um indicador de qualidade; pois ela, por si só, nada pode fazer pelo sucesso do aluno, se ele não tiver uma afinada capacidade de memorização. E as inteligências múltiplas e outras competências não visadas por ela?

Claudeci Ferreira de Andrade

36-11 A tal autonomia que os professores pretendem, é ter que pagar para "xerocar" as provas para o aluno!...O que diagnostica uma prova, de cujo professor dá as questões e as respostas na véspera da aplicação? Com desculpa de revisão de conteúdo.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-12 O portfólio é uma espécie de Curriculum Vitae, pedi-lo como requisito para contratar é bastante coerente, mas para empregados, eis a questão.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-13 Eu sempre estimo os leucócitos que comem as células doentes, numa missão suicida, para a saúde do organismo. Também é uma estratégia de combate ao bullying: ser intolerante com o intolerante.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-14 O casamento é o maior Lesador do ser humano, ainda mais fazendo nas mulheres feridas maiores, pois são mais sensíveis. Ainda bem que esse consórcio não dura graças ao poder de regeneração da vida. Ah! A traição é um sintoma da metamorfose (qual melhor situação: de lagarta ou borboleta? Preso em um casulo ou voando em liberdade?)

Claudeci Ferreira de Andrade

36-15 A lei do menor esforço é real e prática do ser humano em todos os setores da vida, e só as vantagens e propinas podem quebrá-la, já que economizam esforços.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-16 Deve ter muito sentido o que funcionou em tempos que a educação tinha respeito e credibilidade, quando a função do professor e o papel da escola eram valorizados! Mas, em um passo de mágica, todos os teóricos da escola sentiram a necessidade de refazer tudo em torno de si! Aí, então, a fome e a sede do novo excomungaram o pensar tradicional com prejuízo astronômicos.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-17 Chato...Indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele.

Millôr Fernandes

Eu leio este pensamento e interpreto o "indivíduo" como a pessoa jurídica que é a escola, ela está mais interessada no aluno que ele mesmo em si. Estudar é chato? Eis a explicação...

Claudeci Ferreira de Andrade

36-18 Haja Paz

Paz que o mundo precisa!

Qual será a paz deste mundo tão vil?

A transgressão a desfaz como jamais se viu!

Professores fazendo sermões, ensinando a escutar

E atrás dos canhões, também ficam a se ocultar.

Paz que o mundo precisa!

A paz que o homem constrói, num tratado que assina,

Na data se destrói, a violência predomina!

Mas, a verdadeira paz em suma não mudou,

Ela existe nas lições que JESUS nos ensinou.

Paz que o mundo precisa!

Claudeci Ferreira de Andrade

36-19 Não existe professor ético e profissional para coordenador pedagógico acuado.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-20 Esse tal sábado letivo mina o pouco tempo que o professor tem para estudar e se revigorar! Penso que haveria muito menos professores e funcionários da educação desanimados se tivessem uma compreensão disso. É isto que direciona a educação para a vida: importar-se mais com a quantidade que com a qualidade? Como se fazia melhor educação com 180 dias letivos no ano sem profanar o Dia do Senhor!

Claudeci Ferreira de Andrade

36-21 Como ajudar alguém alcançar a vitória quando esse alguém só quer a Vitória?

Claudeci Ferreira de Andrade

36-22 Um bom professor é o maior motivo para o sofrimento dos alunos mal-intencionados.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-23 O alunado é o "Dom Quixote' do sistema que ataca os professores como aos moinhos, que o foram, outrora, por aquele herói sem nenhum caráter (anti-herói), comédia. O que diríamos, cá para o Brasil, "Macunaíma, herói de nossa gente". Os alunos perdem muito tempo armando-se e atacando os professores que supostamente "roubam" suas notas. E os moinhos de vento, atacados, continuam lá fazendo o seu trabalho como podem, rangendo: despedaçados.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-24 Que nenhum aluno suponha, por ter sido usado como instrumentalidade para angariar fundos do sistema mantenedor à sua escola local, que é bom cidadão, só por isso não.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-25 Porém, chegando lá, está um professor ajustado para trabalhar com a minoria sem o principal objetivo da maioria: faz-lho "amassar barro" em nome da uniformização, ensinando o que já sabem. Uns esperando pelos outros. O progresso é proibido para os avançados.

claudeci Ferreira de Andrade

36-26 Um alunado que condena seu professor a um grande sentimento de culpa é um colegiado fútil.

Claudeci Ferreira de Andrade

36-27 Perigo algum é maior para a sociedade do que está alguém no colégio com a aparência de aluno e não ser um aluno de objetivo. Tem preguiça de trazer para escola o livro que ganhou. O convite para lanchar de graça é o maior motivo para largar o professor falando sozinho e sair correndo derrubando as cadeiras e mesas. Esses vão deixar a bicicleta, que ganharam do governo em casa, e virão para escola a pé com preguiça de pedalar. Outros vão descaracterizá-la para disfarça que não estão no grupo dos tais... Eu nunca vi um ciclista comum de capacete. Vai desperdiçar dinheiro assim para lá, governo maldito!

Claudeci Ferreira de Andrade