O Bicho que pensa

O que nos diferencia de um animal? Ou de um vegetal? Estudiosos vão dizer que o que nos diferencia de um animal (ainda que também sejamos animas) nada mais é que a capacidade de pensar. Isso muito me instiga. O ser humano carrega a responsabilidade de o ser, porém nem sempre tem a honrado. Nós somos inteligentes, conseguimos descobrir mil e uma coisas, desvendamos tudo o que queremos. Corremos atrás do prejuízo, mas trememos ao ouvir a palavra prejuízo.

Se tivermos necessidade de algo não nos contentamos, pelo menos é o certo, ainda que eu duvide da existência do certo ou do errado. Se estivermos em perigo nos defendemos, fazemos de tudo para não nos ferir, e muitos até procuram ajudar os outros, ainda que sejam raros na espécie humana. Se sentirmos fome vamos atrás de comida, se sentimos sede, iremos atrás de água. (sinto inveja dos animais irracionais por não precisarem de se preocupar com regime).

Nós, seres humanos quando nascemos somos protegidos, e envolvidos pelo cuidado, seja mãe biológica, da mãe adotiva, ou quem desempenhar este papel, sem esse cuidado acabamos por morrer.

Pelo que descrevi até agora, tirando a parte do regime, todos nós somos animais, apresentamos comportamentos semelhantes, em algumas espécies alguns desses comportamentos são mais evidentes. Procuram novas coisas, têm sim curiosidade, que muitas vezes instiga o ser humano. Agem em sua própria defesa, ninguém quer se ferir, certo? A não ser que se trate de algum masoquista, ainda que muitos seres humanos também apresentem esta característica. Se tiver fome vão atrás de comida, se tem sede, querem bebida. Um grupo de abelhas defende os indivíduos da colméia quando ameaçados. Enfim, todos nós animais racionais, e não racionais, e também os vegetais estamos no constante ciclo biológico, nascemos, vivemos e morreremos. A diferença é que os irracionais e os vegetais não se preocupam com isso. Eles vivem sem pensar no amanha. Talvez nós, os racionais devíamos nos espelhar neles, pois eles sim vivem, e sabem viver muito bem.

Claudemir Evangelista
Enviado por Claudemir Evangelista em 23/11/2017
Código do texto: T6179958
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.