Esquerda e Direita: Lados opostos de uma moeda, diferentes maneiras de ver o Político-Ideológico?

Estamos nós em um meio onde a todo instante nos cobram uma posição ideológica cega. Uns nos querem como esquerdistas extremos enquanto outros puxam para o lado direito da linha. Ambos os grupos parecem um pouco equivocados, principalmente se levarmos em consideração o numerário de pessoas envolvidas em escândalos movidos pela corrupção defensores de ambas correntes. Muito nos preocupamos em balançar uma bandeira vermelha ou uma azul e pouco nos empenhamos em pesquisar sobre a vida das maiores representações (in persona) que chefiam os grupos de esquerda/direita ou mesmo dos chefes de partido.

Quando digo pesquisar, não estou me referindo a espionar notícias de redes sociais ou ainda de se alienar por menções parciais de jornais televisivos, seria coerente a análise da vida pregressa sim de cada pessoa envolvida nos escândalos para reafirmar a posição, porém antes de se dizer de esquerda ou de direita necessário se é, que no mínimo conheça o histórico dos partidos que representam cada lado, e se possível os Estatutos Partidários. Lógico que com isso não estou limitando as bases ideológicas ao caráter pessoal, como se todo aquele que fosse simpatizante de um dos lados fosse necessariamente um político, ou ainda alguém envolvido de forma direta no processo eleitoral. Defender uma ideologia é bem mais que isso. Não faço aqui defesa sem ressalvas a qualquer lado que seja, no aspecto ideológico, por mais que tenha concluído que minhas ideias e convicções tendam a um equilíbrio entre as duas vertentes (confesso que um equilíbrio desproporcional, uma vez que me apresente mais simpatia pela Esquerda). O que tenho por objetivo é instigar ao ser, humano que somos a pensar sobre o que lhe faz afirmar que defende um lado ou outro? Ou o que te faz ser avesso aos posicionamentos da Esquerda ou da Direita? Será que tem fundamento suficiente que consiga com propriedade fazer algum tipo de defesa? Defesa essa, sempre, sem agressividade, e se for uma defesa mais concreta, seria exeqüível? Se responderdes de forma positiva a esses questionamentos pode ser que esteja em um caminho mais claro (Não certo, por que o certo e o errado têm caráter subjetivo, logo não coexiste). Já se tem um posicionamento: SOU DE ESQUERDA/SOU DE DIREITA, mas que quando interrogado simplesmente com um "POR QUÊ?" argumenta que assim o é devido a político "fulano de tal" talvez seja o momento de reavaliar o que é para você ser de esquerda/direita.

Lembrando sempre, que tais termos atualmente se encontram um pouco desatualizados uma vez que historicamente tais se referiam as posições de base de apoio e de oposição ao governo que vigorasse em determinada época e lugar e hoje pelo menos no cenário político brasileiro pouco têm a ver, o mesmo nada a ver com posição in loco.

Claudemir Evangelista
Enviado por Claudemir Evangelista em 24/11/2017
Código do texto: T6180720
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.