Sobre o comunismo

O comunismo não é um programa de sobrevivência. Ele não é o que quer que seja imediatamente útil para te ajudar a continuar adiante. Não é um auxílio, uma mãozinha, não é caridade. É importante servir ao povo, mas o comunismo não é servir ao povo. Parar nesse ponto é o tipo de coisa que a social-democracia faz, é comunista no nome e burguês nos resultados. Comunismo não é um band-aid, não é cuidar ou tomar conta das pessoas. Comunismo é uma transformação revolucionária de toda a sociedade, o comunismo é a luta para não apenas tornar mais tolerável ou suportável ser explorado, mas é a luta para pôr fim a toda exploração. O quanto isso custa? Custa muito, demais, pra caralho, mais do que praticamente todo mundo está disposto a admitir.

O comunismo não é um movimento político no sentido tradicional, é um movimento político de um novo tipo, um movimento político para dar fim na política. O comunismo não é a acumulação de grandes quantidades de pessoas sob uma bandeira vermelha, ou mesmo o ato de armar essas pessoas, ou mesmo tomar o poder estatal com essas pessoas. O comunismo demanda que tenhamos uma compreensão extremamente elaborada e um afinado entendimento das condições materiais, ele exige que tenhamos ações intencionalmente supridas de um profundo engajamento com a teoria e a ciência, porque a abolição das classes, a abolição do Estado, não é algo que vá preguiçosamente deslizar sobre nossos colos como uma lagartixa caindo da parede, como se fossemos classes dirigentes mandando. Trata-se de uma luta, de um esforço a cada passo desse caminho por trilhar, e é um esforço que depende do quanto nós sabemos do que estamos falando, sabermos o que estamos fazendo, e de sermos capazes de planejar antecipadamente – até lá na frente, no futuro – considerando consequências de longo prazo, trata-se de lutarmos por uma causa NÃO apenas de ou pelo "nosso interesse", mas por um mundo que desejamos deixar após nossas mortes.

Comunismo é mudar toda a maneira como você pensa o mundo, a forma como você age no mundo, o modo como se comunica com outras pessoas por um mundo que vale a pena lutar. O comunismo é estranho, mesmo que queira ser normal. O comunismo não é ser um trabalhador ou pensar como um. É lutar por um futuro sem trabalho assalariado e saber como pensar sobre esse futuro. É radicalmente oposto a toda tradição, todos os velhos hábitos, todas as maneiras de pensar limitadas pelo horizonte capitalista. Comunismo não é manter os trabalhadores vivos. Isso é o que capitalistas fazem ao pagarem salários. Comunismo é o movimento de trabalhadores para mudar todo o significado do trabalho.