HONESTIDADE

"Ensinam-se os homens a serem honestos; sem isso, poucos chegariam a sê-lo."

Frase do iluminista Voltaire, que hoje, obviamente, não está mais entre nós. Todavia, Voltaire fez uma reflexão tão atual que nem parece que este homem sequer chegou a ver a evolução dos anos 2000.

A honestidade é algo muito distante do ser humano, porém, nossos responsáveis nos ensinam que a honestidade é um princípio que todos devemos ter independente de quaisquer circunstâncias. Pois bem, no cenário 2017 da política brasileira, nós percebemos que isso passa bem distante dos representantes do povo.

Por conseguinte, nós, como coadjuvantes participamos do processo de desonestidade que tanto reclamamos, e quem disse que algum instante paramos para refletir sobre isso? Ora, tu escolhes o teu representante por uma democracia indireta e depois reclama das inúmeras denúncias que ele está sofrendo? Mas, tu podes mudar quando quiser, entretanto, eu conheço bem a falta de princípios do brasileiro e sei que daqui a alguns meses, tu escolherás o mesmo leviano para assumir o mesmo cargo e roubar do meu e do teu imposto. Nós somos desonestos com nós mesmos, e por isso não podemos cobrar honestidade de ninguém.

Então, por que reclamar tanto de algo que também temos culpa?