Viajando...

Surra de física quântica

Ninguém sai ileso de uma surra de física quântica. Mas é preciso deixar isso muito claro na mente: a teoria da gravidade quântica em loop — assim como a Teoria das Cordas — não passa de uma tentativa de explicar o mundo. Como vários conceitos clássicos da ciência, esta é só uma proposta sem comprovação em laboratório. Mas nem por isso tem menos valor.

Até as ondas gravitacionais serem confirmadas em 2016, por exemplo, elas também não passavam de uma hipótese de Einstein. A mesma coisa aconteceu com o bóson de Higgs e as ondas eletromagnéticas.

Ou seja, não é porque se trata de uma ideia sem comprovação que não devemos dar bola para ela. Tem sempre a chance de que o problema seja dos seres humanos (e de sua incapacidade tecnológica), não da teoria.

"Na física, nós não conseguimos provar de fato uma teoria, o que fazemos é excluir teorias alternativas. De qualquer forma, você pode pesquisar mais e descobrir que aquela teoria que julgavam ser fundamental tem estruturas mais fundamentais ainda. Então, não podemos afirmar que nenhuma teoria da física é absolutamente correta (ou incorreta) porque não temos acesso a todos os níveis de informação", afirmou a física teórica Lisa Randall, da Universidade Harvard, em uma conferência.

Com esta teoria da física, ironicamente, ganhamos uma maneira mais filosófica de ver o mundo, já que vem da filosofia essa ideia de deixar de ver o espaço como um “recipiente”. “Quanto mais aprendemos de forma interdisciplinar, melhor compreendemos as coisas. Einstein lia muita filosofia; Kant, Milton e Borges foram muito influenciados pela física... Manter a educação separada nos faz mais ignorantes”, diz Rovelli à GALILEU.

Ceci_Galaxy_Zwicky
Enviado por Ceci_Galaxy_Zwicky em 20/01/2018
Código do texto: T6231252
Classificação de conteúdo: seguro