Coleção 61 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

61—1 TALVEZ A CULPA NÃO SEJA SÓ MINHA, A LEMBRANÇA DOS MAUS ALUNOS tira-me A INSPIRAÇÃO para escrever algo positivo sobre minha profissão.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—2 Se o aluno vigia sua nota, e o professor ameaça-o com zero, o tempo todo, quem aparecer para requisitar seu boletim veio brigar. Isso é o que mais acontece; por isso, temo a visita de pais à escola.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—3 Neste mês, consta no calendário escolar mais um sábado letivo, um bom dia para acontecer aquele encontro de professores para ajustarem o currículo de estudo da modalidade supletivo, já há muito planejado. Não se lembram que é um curso abreviado.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—4 Fui escolhido pelo sistema educacional através de um concurso público, passei porque sou competente. E digno, porque sou humilde. Às vezes, penso que sou burro quando me identifico com alguns alunos. Uma aluna perguntou-me, se sou formado em alguma coisa.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—5 As câmeras de vigilância, dentro da sala de aula, já estão instaladas em todas as escolas públicas, não oficialmente, mas...: o celular na mão do aluno. Não para ajudar, mas para prejudicar.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—6 Se os professores escolherem qualquer caminho que não o do compromisso e das virtudes sociais, fora e dentro da sala de aula, acharão a escravidão e produzirão carrascos acusadores. A escravidão não acabou, aliás ficou abrangente.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—7 A prometida liberdade pela educação é escravidão, pois os que dela supostamente usufruem são intitulados analfabetos funcionais. Hoje, com 58 anos de educação, descobri que a maioria que passa pelos bancos da escola só tem uma saída: ser mão-de-obra barata.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—8 Zumbis são os que morreram, de inveja, várias vezes. Voltaram para perseguir pessoas normais, porque querem muitos no inferno deles. Alimentam-se da saúde dos inteligentes.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—9 O ruim por si só se destrói, mas não antes da reivindicação do bem em desequilíbrio. No fim último, estabelece-se a harmonia, quando o pêndulo parar. Excessos são ruins, mas mantem o pêndulo em movimento.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—10 Sou um cronista desvairado, criticando milagres simples, acobertando santos vulgares. Carapuças minúsculas que só servem em cabeças pequenas.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—11 A prudência do primeiro erro é a certeza do não continuar. Quem do nada ganha num jogo, comete o pecado em insistir, perderá tudo, e mais... É a desvirtude do insistir. Dói menos quando se aposta o dinheiro de jogo. Mas, a coragem fútil vira frustração justificável. O irônico é que nunca se saberá o certo sem medir as consequências. Sempre precisamos repetir o erro para confirmá-lo.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—12 Quem muita justiça faz, por ela será condenado. O que é acima de qualquer suspeita, deixa indícios condenatórios. O juízo universal é já.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—13 Forçosamente se coloca um exemplar das minorias falando incoerentemente em nome da igualdade social. A moda que escraviza os seres também os dilui, já que a mentira dura pouco.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—14 A mediocridade é rapidamente contagiante, se tão somente não for combatida eficazmente. Todos nós temos hábitos desagradáveis...que denunciam nossas fraquezas. Não é questão de ser, mas, sim, de não poder esconder.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—15 Pareço-me muito com poucos! Então mereço o salário gordo que ganho. O que falta em qualquer lugar é a parte muito valiosa.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—16 Não estou mais ensinando com "Palavras Cruzadas", utilizando jornais, pois fui criticado e tachado como malandro, por alguns da escola! Para quem não conhece os benefícios, tudo é cobra prontas para lhe morder. E eu certo de que cobra engole cobra.

Claudeci Ferreira de Andrade

61—17 Balaão foi amaldiçoar o povo Israelita e abençoou, perdeu o controle de sua boca. Até uma jumenta intercedeu a favor do bem! Assim, sou eu, quando critico a Educação, só você não vê! Talvez eu seja a jumenta falante. Mas, espancada para calar-se. Onde está meu o anjo guardião?

Claudeci Ferreira de Andrade

61—18 Quando se tem fezes na cabeça e não no intestino, planeja-se a vingança e cai na sepultura que cavou.

Claudeci Ferreira de Andrade