Coleção 63 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

63—1 OS ALUNOS FICAM MAIS FORA QUE DENTRO DA SALA DELES, VINGANDO-SE DOS PROFESSORES CHATOS, POIS A COORDENADORA PEDAGÓGICA CULPA O MESTRE. O professor "ruim", sem imposição, deixa o aluno fora da sala na hora de sua aula. O coordenador "bom" é aquele que inspeciona, o tempo todo, nos corredores da escola, tangendo alunos para dentro das salas. E o aluno "esperto" é aquele driblador do sistema, usando o comportamento mais bizarro possível, ainda se justificando com desculpas bem elaboradas. Entre as quais: o professor não está passando nada no quadro.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—2 Falando sobre escola real, a falsa é aquela que promove mais o uniforme e o luxo dos seus alunos, do que o saber para um viver de reais valores.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—3 O pecado da escola é o aluno desmotivado. Quem quer aprender, aprende até sem ter quem o ensine (a internet é suficiente). O que os pedagogos ainda não aprenderam, é não querer ensinar o que não devem; mas, devem tornar-se exemplos raros de qualidade para serem valorizados. A quantidade é o pecado da internet.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—4 O Critério para se ter um Deus verdadeiro é não conhecê-Lo. O meu não tem sentimentos, mas é totalitário! E se há alguma coisa fora dele são seus atributos.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—5 A rebeldia dos fracos leva à divulgação maldosa (fake news), aos gritos, fermentando os supostos erros dos outros! Por não terem cacife, ao atribuir-lhes o mais severo castigo, fazendo tempestade em copo d'água, objetivando a simpatia dos terceiros de mau gênio, sedentos por diversões extravagantes.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—6 Os alunos de antigamente nos tratavam com um "sim senhor", hoje é "querido" e a relação professor/aluno cada vez pior. Eles entendem por elogio, "cantada". Deus me livre de colocar parabéns em suas redações. Serei apedrejado pelos invejosos e ciumentos.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—7 A reação natural de quem é ameaçado é pedir a ajuda de alguém mais forte, fechando a guarda, mas, eles não são capazes de racionalizar que quem quer tirar mel não deve espantar a colmeia.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—8 Os boatos, tomo de alerta, fugindo dos grandes abismos! Por isso, gosto de meus inimigos, suas demências justificam as minhas e promovem minhas espertezas.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—9 Vivemos em um mundo onde o oprimido também é opressor, tal qual, o violentado é violentador. Os humilhados alunos são os achadores de erros nos seus professores para humilhá-los da mesma forma que são humilhados pelo Sistema.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—10 Na guerra, o homem perde a consciência e, tendo de matar um leão todo dia, perde o respeito de si e da natureza. Então, sem consciência e respeito próprio, viram canibais da carne e da reputação uns dos outros. Nisso são reflexivos mutuais ou zumbis apocalíptico.

Claudeci Ferreira de Andrade

63— 11 As regras inúteis da escola quebram a resistência dos alunos para os embates com o futuro. Colocam-nos em fila para aprenderem o quê, se os livros são poucos? Será se os coordenadores desconhecem a realidade! Ou só defendem seu "ganha pão"?

Claudeci Ferreira de Andrade

63—12 Gostaria de um presente dos deuses que me equipasse novamente com o vigor, a saúde e a energia vital. Todavia, o tempo não tem volta, assim como meus inimigos vencidos se foram, vou eu também como inimigos dos outros. O Céu não existe.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—13 Como vê, é profundo dentro de mim o senso de infelicidade sem o prazer de lutar e vencer, mesmo tendo uma coisa desejada por muitos: uma aposentadoria à vista e segurança: aliás, aposentadoria mata de sedentarismo, e a mercê do tempo não há segurança!

Claudeci Ferreira de Andrade

63—14 Não, não me faltam inimigos, falta-me, na verdade, o vigor da juventude, e não compreendo a coerência Divina, se a mercê do tempo não há segurança! Agora, eu não poderia administrar os ataques deles com as impossibilidades naturais de uma homem de terceira idade. Como pode um homem velho ter inimigos jovens? É inadmissível e um desafio desleal.

Claudeci Ferreira de Andrade

63— 15 Os desejos carnais ainda moram dentro de mim, sinto-me insatisfeito com esta ausência de guerra; parece-me razoável crer que não sou feliz, embora tenho a tranquilidade do silêncio, preciso de desafiantes. Falta-me inimigos idôneos e inteligentes! Mas, quem quer ser inimigo de um velho de olhar triste?

Claudeci Ferreira de Andrade

63—16 Quantos "otários" apertaram minha mão com bastante força para me mostrar poder vital, quando na verdade, estavam atraindo sobre si a revolta de quem cuida bem de mim: Deus!

Claudeci Ferreira de Andrade

63—17 Ó, tempo, meu aliado! Fez-me velho depois de fazer tombar meus inimigos, e os ainda vivos estão inválidos, pois já não lhes sou páreo justo. Do que me adianta esta paz se já não posso desfrutá-la, apenas posso dormir tranquilo o sono de velho com sonhos tão vazios, vendo cachorro pegando fogo.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—18 Roguei a Deus que matasse os meus inimigos, praga desnecessária, e então rapidamente o tempo os levou, nem percebi minha velhice chegando. O Feitiço contra o feiticeiro. Eu era inimigo deles.

Claudeci Ferreira de Andrade

63—19 Aluno brigando por maior nota em sua redação: quem não sabe fazer uma boa redação, vai saber avaliar os critérios de correção? Aí, um da letra "garrancheira", ilegível encheu as trinta linhas, eu dei 10, vai que é um ser evoluído demais com cultura interestelar e a culpa está em mim por não saber entendê-lo.

Claudeci Ferreira de Andrade