Coleção 64 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

64—1 Quase sempre o suspeito não é o culpado, é, o que mais cuidou de sua aparência, até desviar toda a atenção para o descuidado. Mas, vence no final o inocente, porque tudo acaba no marco zero, onde a verdade se vinga.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—2 Os sábios dignificam a morte temendo a vida, mas os tolos estragam a vida temendo a morte. Os sábios temem a luz por esta lhes negar as trevas, e os tolos temem as trevas por lhes negarem a luz.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—3 — "Se fosse as 23h, eu não colocaria nem a minha cabeça aqui fora!" Que tipo de segurança nos ensina um agente escolar amedrontado?

Claudeci Ferreira de Andrade

64—4 Que efeito terão as manifestações públicas, apelando à consciência dos bandidos em prol da paz? Vale de alguma coisa pedir ao estuprador para não estuprar? Ou o que gritam as vítimas que ainda continuam vítimas?

Claudeci Ferreira de Andrade

64—5 Em se tratando de pecado e dor na consciência, a voz do Diabo, aquela do lado esquerdo, sempre foi, também, a voz de Deus, testando seus desejos.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—6 Um filho retribui o investimento de um pai, livrando-o das privações futuras. Mas, o pai precisa tê-lo ensinado como salvar-se a si mesmo no presente.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—7 A falta da beleza sempre foi inimiga da ignorância. E a feiura do líder torna feia a beleza da gente. 'Em que espelho ficou perdida a minha face?'

Claudeci Ferreira de Andrade

64—8 Talvez seja esse o motivo dos alunos não se dedicarem aos estudos! A beleza de quem os ensina não é inspiradora! Não sei o que será, se o sistema é feio e burocrático, aberto a abusos e aberrações, está cheio de professores velhos e feios que não morrem nunca e com a aposentadoria dificultada; porque os outros velhos da administração precisam cumprir o tempo de serviço e idade.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—9 Alunos solicitam mais aulas de espanhol, porque a professora é bonita. A falta da beleza será uma barreira à inteligência? Se os professores forem concursados pela aparência como modelos fotográficos, poucos alunos prosperariam para o magistério. Sou feio, mas não como você!

Claudeci Ferreira de Andrade

64—10 Todo mundo tem receita para o professor, como se ele fosse o culpado de todos os desarranjos da educação pública, mas ninguém tem, para o aluno. Se eles (alunos) soubessem ser aluno, não teria professor ruim! O que falta é o tal de aprender aprender. Como um professor pode ser profissional, se é refém de pais analfabetos funcionais e coordenadores pedagógicos que defendem o aluno das garras do professor?

Claudeci Ferreira de Andrade

64—11 Uma mulher bonita que se aproxima de você do nada e está muito interessada na sua vida, ela distribuirá mentiras fáceis, deve-se olhar sim os dentes do cavalo dado, embora não goste do que irá ver. Uma mulher bonita é quase sempre posta como isca!

Claudeci Ferreira de Andrade

64—12 Os cursos facilitados vêm como terremoto, abrindo as sepulturas dos poupadores de esforços. Porém, os mágicos da educação não dizem qual será o próximo passo. Talvez você olhe para o horizonte a distância, com o diploma na mão, para ver se ainda está no páreo.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—13 "Educação de Jovens e Adultos" 100% a distância e, tão distante que só se vê o alvoroço! É a notícia alvissareira, agora podemos ser úteis sem qualidade, praticando a lei do menor esforço em detrimento da modalidade regular. "Dois pesos e duas medidas", isso pode!

Claudeci Ferreira de Andrade

64—14 Que matemática é essa: a da média? Os bons alunos são diluídos entre os ruins! Enquanto os índices estiverem baixo, empregos são garantidos, verbas mordidas e um sem fim de reuniões mascarando a "embromatologia".

Claudeci Ferreira de Andrade

64—15 E viva esta gradação maligna: A não reprovação gera indisciplina; esta, a não aprendizagem; esta, o incompetente; este, por sua vez, tornando-se professor na mesma escola que o plantou, faz-se a colheita malfazeja da semeadura ruinosa que comprova a lei da causa e efeito infalível.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—16 Se a família não serve para educar suas crianças, obrigada a matriculá-las na escola, que se eduquem as famílias, ainda objeto de confiança dos menores. Falsa equivalência!

Claudeci Ferreira de Andrade

64—17 Quem insiste em dizer que a Bíblia é a palavra de Deus com tantas versões e traduções? Talvez um dia, chegue a sê-lo, quando as palavras tiverem significados iguais: 'Bíblia da mulher; Bíblia dos gays; Bíblia do pastor, Bíblia da criança; Bíblia de estudo'. E os crentes fanáticos são politeístas e não sabem.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—18 Eu sou racista, machista e homofóbico, detesto a igualdade dos comuns! Até quando a maioria continuará sempre vendendo? Porém, o ideal é ser respeitoso. Toda igualdade é o mesmo que generalização: é burra.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—19 Qualquer planejamento feito por um grupo de pessoas é gorado. Não há segredo na boca de muitos, em cada doze, um assumirá o Judas para vender uma cópia do projeto. Quem chega do nada com mãos cheias de estratégias, sairá para o nada de mãos vazias! Antes de estragar o plano de Deus.

Claudeci Ferreira de Andrade

64—20 Quando o outro professor tira um aluno da sala, porque está atrapalhando sua aula, ele finge ser meu amigo; invade minha sala para se refugiar. Como um intruso, puxando conversas frívolas, tira novamente a primazia do tempo dos que querem estudar. Até eu descobrir que não foi a coordenadora que o remanejou de sala.

Claudeci Ferreira de Andrade