Evasão escolar: há uma solução possível.

A evasão escolar, como já reiterei em outros textos, abarca vários aspectos que possibilitam tal incidência. Em pesquisa feita pelo próprio MEC, demonstrou que a violência, desinteresse e gravidez precoce, são fatores que contribuem para tal fenômeno social.

A reportagem exibida ontem pela Rede Globo, em seu programa Profissão Repórter, coordenada pelo repórter Caco Barcellos, demonstrou o quanto o desafio é mais que necessário para ser ultrapassado.

Enquanto o "di cumer" e o "di vestir" for prioridade para as nossas crianças, o futuro estará mal encaminhado para um país que não nasceu de um ideia, mas sim de uma colonização.

Diante disso, políticas públicas que alterem cada vez mais os parâmetros de ensino são necessárias. As discussões nas universidades também devem entrar em questão e no mais tardar transpor a mera briga de egos sobre ideologias educacionais.

Deve ser discutido também a possibilidade de implementação de dispositivos que fiscalizem os funcionários públicos em relação aos seus rendimentos, seja qual for seu cargo exercido no poder público. Tem que se criar diapositivos mais ágeis de fiscalização. Não basta eu colocar no relatório que a escola recebeu dois Data Shows, e no final não se utilizar nenhum.

Estruturas físicas, ideológicas e de currículos, cada vez mais devem ser discutidas e colocadas em páticas.

Enquanto existir no lugar de alunos sedentos pelo conhecimento, alunos sob o efeito de drogas em sala de aula e, existir troca de "papelotes" nos corredores da escola em vez da discussão da atividade da aula de literatura, por exemplo, as ideias de uma escolar melhor, continuarão infelizmente no papel.

Lume Santos
Enviado por Lume Santos em 24/05/2018
Reeditado em 24/05/2018
Código do texto: T6345491
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.