E "houve" luz

Sendo eu não lá muito religioso(na verdade nada religioso), sempre paro pra pensar neste pequeno verso.

O texto original se encontra no livro de Beresheet 1:3, no qual busquei diretamente na Torá.

O sentido literal, difícil de traduzir para o português, dá a idéia de algo que veio para a existência mas não se perpetuou. Literalmente a palavra "Houve". O que significa que a luz veio como algo que simplesmente apareceu e foi embora. Um clarão, como um flash.

O que me arremete a pensar, que na verdade duas coisas nasceram naquele instante. A luz que se fez presente por um instante e a escuridão que se perpetuou logo em seguida. Ora, não existe um sem o outro. Mas aí que veio a parte que mais me intrigou. Se a luz veio e foi embora, o que foi na verdade que o criador disse que era bom? A escuridão que se perpetuou após o nascimento da luz? Ou simplesmente a existência de ambos?

E se por um instante, este criador olhou a escuridão como forma de criar desafios para toda a sua espécie evoluir pelas próprias pernas, buscando a luz por eles mesmos e por causa disso ele teria dito "Isto é bom"?

Aceitar a dualidade destes dois como parte de nossa natureza não seria apenas filosófico ou científico, mas muito poético também.

Talvez a luz dependa apenas de você. E de aceitar que a escuridão na sua vida exista por um motivo. O motivo de aprender a criar a sua própria luz.

Marcello Morettoni
Enviado por Marcello Morettoni em 28/05/2018
Código do texto: T6348467
Classificação de conteúdo: seguro