DE  MÚSICA,POEMAS, FILOSOFIA E OUTRAS HISTÓRIAS
Para coroar uma sexta feira sem graça  nada como assistir um bom show,daqueles que lavam a alma.Assim foi o show  RANCHARIA de Elomar Figueira de Melo e seus amigos mais chegados,ontem ,no TCA ,com casa cheia.Nos seus verdes  quase 80 anos  o músico poeta,guerreiro,cantador dos sertões  encantou a todos.
Além de músico e poeta Elomar ,também ,é um grande filósofo e diz coisas que fazem pensar e mudam conceitos.E,uma plateia assunta tudo,assimila ,escuta e aprende a boa e prática filosofia dos sertões.Aprende-se muito com velhos sertanejos  quando a gente se despoja das vestes acadêmicas e,sob uma lua radiosa ,no meio do mato,escuta-se o falar cantado desses velhos sábios  enquanto pitam tranquilos os seus cigarros de palha.
Elomar divide os seres humanos nessas categorias: há o pobre,o rico ,os miseráveis e os desvalidos.Quase todos movidos por seus sonhos.O pobre -diz o poeta - sonha em ficar rico;o miserável sonha um dia ser pobre;o rico  sonha em conservar o que tem e ,quem sabe,virar milionário.Mas,os desvalidos ,esses,são os mais pobres de todos porque lhes é negado o direito de sonhar.Quer um avião ,compra.Quer sair do Brasil e jantar em Paris,viaja.Quer um iate,manda construir um.Quer poder,paga um político.
Metida a filósofa andei pensando cá com meus botões que talvez seja isso,essa falta de sonhos ,que leva ao suicídio  os moradores de países   ricos,todos levemente blasèes, cansados de ter tudo ás mãos,não tendo necessidade de nada.Lembro da história do general inglês ,vencedor de muitas batalhas ,que deu um tiro na cabeça  porque - segundo ele - estava cansado de "buttoning and unbuttoning" seu dólman todos os dias.
É,dá mesmo pra pensar,não é amigo?
Eu levo todos os meus dias sonhando com viagens,o rei Dario sonhava com vacas, alguns escritores sonham com o sucesso,celebridades sonham com aplausos ,mas,vejam quanto tempo leva tudo isso e quantos sonhos são depositados nos nossos cofrinhos da memória.Viver é isso,sonhar e esperar...
Assim movimentamos a roda da vida.
*Show "RANCHARIA COM ELOMAR E VELHOS AMIGOS TROPEIROS".Com Fábio Paes,Carlos Pitta e Roze,além do maestro João Omar.
 
Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 29/07/2018
Código do texto: T6403456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.