CORAGEM (O exemplo de Jacó)

Jacó não é um dos personagens mais admirados da Bíblia. O seu caráter não era plausível. Porém ele viveu coisas gloriosas no decorrer de sua história.

Recebeu várias visitas de anjos, via os céus abertos e Deus falava com ele também em sonhos.

E num desses encontros, teve um em especial que foi crucial, um divisor de águas em sua vida que o transformaria para sempre.

Eu passei tempo refletindo sobre o que causara a mudança do seu caráter.

Não foi a visita do anjo, ver o anjo, ou ter tido o privilégio de ter visto um ser celestial pois ele já os tinha visto outras vezes antes, mas foram várias atitudes que ele tomou ao longo do caminho até lutar com o anjo para ser abençoado.

Começou quando Deus visitou a Jacó e lhe disse para voltar para a sua terra. Mesmo temendo a antiga fúria do irmão Esaú por ter tomado sua bênção da primogenitura, Ele OBEDECEU a ordem divina e retornou para Seir.

Ao se despedir do seu sogro para a antiga terra, Jacó faz uma ALIANÇA DE PAZ com Labão para que não ficasse nenhum sentimento de ingratidão ou estranheza.

Jacó ainda oferece um SACRIFÍCIO à Deus em ação de graças por ter sido próspero naquela terra.

Enquanto ia pelo caminho o temor de ser morto pelo o seu irmão o visitara e então ele CLAMOU à Deus.

Se HUMILHOU, pediu por sua misericórdia se tornando DEPENDENTE dele.

E então, em uma das diversas paradas até chegar à Esaú, Jacó está sozinho e recebe a visita de um anjo.

E ele insiste para que o anjo o abençoe. O anjo reluta, e a noite que seria de descanso se torna uma madrugada exaustiva.

Mas Jacó PERSISTE e luta com o anjo ocasionando uma lesão na junta de sua coxa e o anjo finalmente lhe entrega a benção.

Quando vê Esaú, Jacó se inclina sete vezes até chegar à ele num gesto de HUMILDADE. E quando enfim se aproximam, eles se abraçam, beijam e choram. Agora Jacó era livre de culpa. Não há mais condenação.

Foi por isso que Jacó foi transformado não só no caráter mas até o seu nome de Enganador para Príncipe. Quando Ele caminhava para fazer o que era correto Deus já estava com ele. E Deus sabia que ele ia superar, que ele conseguiria vencer seus limitações.

Ter coragem para confiar em Deus nos torna nobres, fortes e maduros. Somos justificados pela fé quando nos submetemos a vontade de Deus e isso é transformador!