Às vezes nos esforçamos, melhor, não fazemos força alguma em impor nossas opiniões sobre isso ou aquilo, preferindo ouvir, ouvir e só ouvir os outros. Dar ouvidos á coisas que os formadores de opinião nos ditam pensar e fazer, afinal eles existem para isso.
  Quando positivas..., nem vou questionar ou recriminar, mas nem sempre "É" assim; o que acham vocês?
Se ficamos na condição de meros espectadores e não reagimos aos desmandos ditatoriais de pessoas próximas e autoritárias, que aproveitam a nossa inércia de auto ação, impondo-nos tudo, mas tudo mesmo.
  Nos regram o que pensar, dizer, ir, ficar ou voltar! Quando não, ...até o quê devemos comer ou vestir!
  Nessa toada de dizer "amém" á tudo, vamos rapidamente nos depreciando e nos decepcionando com tudo, com todos e o pior, com a gente mesmo.
  Salutar quando percebemos cedo ou, não tão cedo, que somos um ser único e que por isso temos opiniões e vontades próprias.
  Claro que contextualizando essa questão, este pressuposto, pressupõe direitos e deveres, obrigações e responsabilidades que a toda hora vão nos cobrar qualquer decisão que tomemos ou tomaremos a posteriori.
  Mas, que assumimo-nos todas, desde que tenham sido estas, as nossas escolhas!
  Mudanças positivas de hábitos viciados, nos farão ver que podemos respirar com nossos próprios pulmões e assim sendo esta, uma condição “
sine qua non”, uma prerrogativa inegociável, que nos mostrará que, se respiramos é porque estamos vivos e ativos.

-
E que a vida que vivemos é nossa, dada por Deus para sermos bons, felizes, ...á fazermos o quê o fez "morrer por nós um dia", ou seja, ajudar-nos uns aos outros"!
 
Poderá, este ser o rompimento definitivo com os seus medos, velhos fantasmas, dogmas impostos, vícios e crendices, e opiniões que nunca foram as ‘suas’.
 
  Acredite, que pensando e agindo com suas próprias convicções e avaliações de causas e seus efeitos, isso certamente poderá determinar o fim de sua:
MORTE social e muito provavelmente, o início de sua nova VIDA...!
 
PENSE NISSO!!!