Coleção 73 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

73 —1 Meus dias são "zumbizado" com alunos vivos mortos de sono, e a arrogância dos que não suportam a realidade: pensando está vivos.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—2 Socialização saudável, saí com a mochila aberta de um pavilhão a outro. E uma aluna atrás de mim, devolve-me as provas, outra o livro...Como não senti a leveza!

Claudeci Ferreira de Andrade

73—3 Não se procura mais o motivo da falta do aluno — é lógico, ele vai dizer que é particular — Se antes era tão importante, porque agora não é mais? O sistema melhorou? O horário de verão acabou porque era uma farsa ou abriram mão da economia que aumentava o preço no talão residencial. O tolo vê o perigo e vai avante.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—4 Caminhada de Sábado, foram três quilômetros de minha casa ao palanque de processamento das comemorações cívicas dos 30 anos da Senador Canedo. E o caderno de ponto estivera a 300 metros dali. Mas, não o assinei, marcando minha presença, passava das nove horas, e a coordenadora não ia esperar mais. Bateu-me uma revolta, aquela que faltou aos escravos de outrora, que não passou até agora.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—5 ATRÁS DE MÉDIAS ALTAS E BOAS ESTATÍSTICAS, O SISTEMA CRIOU O TAL "PIA". NASCEU MORTO! ILUSIONISMO PEDAGÓGICO! Tudo depende do alunado, comprado com doações do governo, conquistando voto.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—6 Quem tenta ser Deus, atingindo alto grau de aproximação, O enciumado destrói os pretensiosos. Pastor Intercessor já prova da ira. Igreja vazias, os que sobraram querem enricar.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—7 Eu já adotei o que repetidamente falam de mim, assim eles veem o que querem ver. Agora digo os que querem ouvir! As vozes que clamam devem ser atendidas para que os ecos continuem falando aos seus emissores, num desgaste conscientizador, enchendo o coração de cada um com o prazer do ébrio.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—8 Só se aprende com motivação contínua! Quais motivos têm os alunos da atual escola pública para frequentarem a aula, senão o lanche e a aprovação sem mérito. Depois da defecação, esquece-se o que comeu.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—9 Todo filósofo é pessimista, então faça um poema filosófico. A literatura realista retrata a realidade do meio não do interior do poeta, crie seu estilo fruto de sua dor. Licença poética é a permissão para sermos o poeta que conseguimos.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—10 Na pedagogia da caneta azul, quem não faz nada é igual a quem faz pouco. E quem faz acima da média fica inferior a eles: o enigma da recuperação, que agora chamam-na de recomposição.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—11 SE VOCÊ TEM ALGUÉM PARA ODIARMOS EM COMUM, ENTÃO SOMOS IRMÃOS COM UMA CUSA NOBRE: SER AMADO POR ELE.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—12 O denuncismo desenfreado, estimulado e favorecido não mata o desejo de vingança de muitos PREJUDICADOS: denunciam para se vingar, ou trair, ou bandidagem mesmo.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—13 EM TODA PARCERIA PARA FAZER O MAL, A PRIMEIRA DAS CONSEQUÊNCIAS É A DISSOLUÇÃO DO GRUPO!

Claudeci Ferreira de Andrade

73—14 As leis da escola estão tão desgastadas perante o alunado que "se o professor pode, eu posso" — assim dizem. O aluno não reconhece a superioridade acadêmica. Ai do professor que levou um lanche especial, terá que se esconder para comê-lo.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—15 Leia mais, pois um homem lendo vale muito para outros que também leem. Quem escreve é inteligente, quem lê é sábio e todos convivem bem em torno de um bom livro.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—16 O PROFESSOR FAZ O CADERNINHO DE PLANO, E NADA SE CUMPRE DELE, A SALA É VIVA, IMPERA A IMPROVISAÇÃO. PORÉM, A COORDENADORA NÃO SABE DISSO, E A DIRETORA ESCOLAR NÃO TOMA CONHECIMENTO. É JUSTA A MÁ REMUNERAÇÃO.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—17 Em minha mendicância, aprendi que nada mais leva o homem perder a força do tino do que o viço pelas mulheres: "Cona". "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é o número de mulheres para cada homem: seiscentos e sessenta e seis."

Claudeci Ferreira de Andrade

73—18 O analfabetismo sustenta a escola; por isso, ela não tem interesse de erradicá-lo. Os bons alunos têm aspectos dessemelhantes, aprendem rápido, e nem voltam para ensinar.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—19 Aprovar alunos sem mérito, é o professor atendendo a pressão dos pais ausentes à vida estudantil do filho. Maltrata a escola para justificar o cuidado e a proteção que ficou lhe devendo: é o eco do sim desenfreado dos pais.

Claudeci Ferreira de Andrade

73—20 Professores no sistema reduzidos a analfabetos funcionais por alunos ativistas e militantes de causas alheias: Fazendo de qualquer tema um torturante debate. Pobre aula de filosofia!

Claudeci Ferreira de Andrade