Uma Reflexão Acerca da Natureza

Equilíbrio é a palavra que define bem a natureza. Perfeição seria a mais apropriada. O corpo humano é perfeito. Tudo nele foi criado para funcionar em harmonia, para dar condições de um ser pensante existir nele. A mãe natureza, com tudo que ela abrange, é perfeita. É um equilíbrio que mantém tudo no seu devido lugar, para funcionar dando condições para um ser pensante existir nela. A desarmonia acontece quando o ser pensante, na sua racionalidade, atua para criar. Sim, de criatura ele passa a ser criador. O livro sagrado do cristianismo, a Bíblia, menciona que Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo. Quando Ele inseriu o homem na sua criação, permitiu que um outro criador coexistisse com ele. Concordou também que o homem modificasse a sua obra perfeita, o mundo, e também seu próprio corpo. O ser pensante modificou também o pai, o criador, quando não impôs mais freios a sua curiosidade para descobrir os segredos da criação, da sua própria existência. O filho deseja se equiparar ao pai e deixar de ser herdeiro, para se tornar seu sucessor. A racionalidade humana nunca se rendeu ao conformismo. Uma inquietude sem limites que levou a raça humana a pretender desconstruir Deus. A cada pensamento seguido de uma ação, a natureza é modificada. O mundo de hoje é igual ao que Deus criou? Claro que não. Hoje, na linha evolutiva do pensamento humano, não se aceita mais o criacionismo. A mãe natureza é uma abstração. O mundo e tudo que existe nele é fruto de combinações químicas e biológicas. Os fenômenos naturais são explicados pela física. Portanto, Deus está desconstruído. E o que arde dentro de nós, ao ponto de queimar o nosso ser? Será que esse ardor será somente por aquilo que ainda não descobrimos ou ainda não entendemos? Ou porque ainda não conseguimos reproduzi-lo e traze-lo a nossa realidade? Nestes momentos de decepção com os nossos limites, clamamos por Deus. Ele é reconstruído para dar sentido e ordem a nossa realidade e também para dar esperança. Por enquanto, pelo menos, porque é uma estratégia humana para ganhar tempo e novamente desconstruir Deus. Mas não se pode desconstruir aquilo que nunca foi construído. Deus apenas é, nunca foi. Apesar de que a filosofia diz que Deus é também uma criação humana. É um aforismo que nunca irá trazer a resposta para a o maior dilema da vida: Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?