Coleção 74 ("Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males." — Voltaire)

74—1 Os Cães "comem" o caráter de seu dono, se os vi pela rua, desvie-se deles, pode ser tredo, pois é assim que vivem hoje as pessoas: puxando cachorro em lugares públicos. Em outros lugares tem-se espetinhos de carne canina: modinha. Comem uns e amam os outros.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—2 Se essa tal fé que a igreja usa para domesticar os simples, se valesse para mais alguma coisa, não existia ninguém doente, e todos nós seriamos ricos. Quão crentes são os ganhadores das loterias?

Claudeci Ferreira de Andrade

74—3 O passar a mão na cabeça de aluno é um alisar sem as implicações do assédio sexual, porque não tem toque físico; mas com as mesmas consequências dos abusos.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—4 Só podemos desfrutar de nossos direitos, nesse sistema educacional, quando os saqueamos com muitas brigas, só trabalhando honestamente não é suficiente, somos obrigados a greves, derrubando a qualidade de nosso trabalho. Em aposentadoria, nem se fala.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—5 Não foi eu quem morreu, pois existo em tudo que restou de mim, e tu me percebes, mas, foi sim, tu que morreste para mim, não posso te perceber. Quando eu morrer, és tu que vais desaparecer. Minhas lembranças indomináveis povoarão tua mente. Só Deus que domina o nada continuará existindo para mim. .

Claudeci Ferreira de Andrade

74—6 Efeito Ema, a pessoa usa seus óculos em cores para ver as coisas mais belas, acha que as outras a veem assim e ganha coragem para se emitir conceitos coloridos.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—7 Na escola entendi sobre a rebeldia dos jovens hoje, é porque descobriram que não tiveram infância. Eles não brincaram e querem fazê-lo agora, Aí se vingam dos adultos que fizeram deles seus brinquedos preferidos e mimados. Mas não sou eu o culpado por ter feito meus próprios brinquedos de recicláveis, nunca precisei brincar com criança! E Minha aulas de Língua portuguesa são sérias.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—8 Não existe amor: É tão enfeitiçadora a atividade escondida que mesmo a esposa, jamais querendo o marido como tal, aceita-o na forma de dono para dever-lhe a beleza do adultério. "O verdadeiro amor é como os fantasmas. Todos falam nele, mas ainda ninguém o viu." (François La Rochefoucauld).

Claudeci Ferreira de Andrade

74—9 Na escola, não pode camiseta de time, não pode boné, não pode celular, não pode reprovar, não pode nada; também não pode aprender, pois o não, não ensina nada. Ali, os melhores lugares são reservados para os piores alunos, é só conferir o mapeamento da sala: os bons podem sentar-se atrás.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—10 Na sala de aula, num canto escuro da "caverna", alunos acorrentados pelo uniforme, clamando pelo retorno do filósofo para matá-lo.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—11 O fraco vence os inimigos fortes, se ouvir cada palavra deles, vesti sua camisa e caminhar para onde eles vão. Quem melhor fingir ser um deles escapa com vida. Essa é a macumba da hipocrisia.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—12 Aluno amigo e confiável traz baralho e denuncia o professor por deixá-lo jogar truco na aula dele. Estranho é condenar o professor que espera por eles concluírem as atividades propostas ali. Porém eles, nem sequer, termina aquela partida.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—13 Os praticantes da falsa moralidade, são também vítimas da mesma, são carrascos e libertinos. Quem não pode praticar o sexo, proíbe severamente esta prática a outros.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—14 Eis uma coisa generalizável sem pecado algum, todos os alunos da escola pública são iguais, não estudantes. Os piores maltratam os professores para distribuir lições e fazer fama perante os colegas.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—15 A escola tornou-se naquilo que os marginais merecem, justiça natural: quem bate apanha, e desemprego é incompetência.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—16 Agora entendo porque o aluno indisciplinado, irresponsável e desrespeitoso perde permissão para ir ao banheiro como se fosse educado. Ele quer ouvir o não que não ouve em casa, mas lhe digo sim para martiriza-lo. A coordenadora também o atormenta obrigando de volta à sala, onde não quer ficar: martirizado e atormentado nós dois.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—17 Qualquer crápula matricula-se na escola pública e já se sente no direito de humilhar um doutor, ou mestre, ou graduado. Ali, sofre um graduado igualmente a um mestrado ou doutorado, basta levar o pseudônimo de professor.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—18 Professores de nono ano acostumados a promover aluno bagunceiro para se verem livres dele, atiram no próprio pé, mas só percebem quando quando foi modulado para a outros série seguinte. É a secretaria que manda. E ele não muda de escola, porque facilidade Vicia.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—19 Um alunado aliciado por suborno e/ou ameaça não dá fruto e ainda estraga seus professores. A lição por si só não se estabelece, é preciso comprar o ouvinte.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—20 Colegas de profissão têm vergonha de mim, quando digo o que vivo em sala de aula, pois sabem que eu sei o que eles passam também: (con)fusão. E a diferença entre nós consiste apena na minha sinceridade.

Claudeci Ferreira de Andrade

74—21 Sabedoria dos antigos: O mundo e a vida são redondos como uma bola, todos os caminhos levam ao mesmo lugar. Os homens terão medo das mulheres; aquele, que elas tinham deles. E os negros escravizarão os brancos, como foram escravizados por eles. A terra-plana é um escape para quem acha que é bonito ser feio. CiFA