Resposta à Solidão

Depois de refletir na teoria e principalmente na prática, chego à conclusão que o complexo da solidão não é um estado de espírito. Ele é, na verdade, uma condição da vida.

Todos que passaram, ou passam pela vida, já estiveram ou estão solitários.

Isto ocorre pelo seguinte fator: É quase impossível que o mortal esteja isento do triste sentimento do abandono; por mais que tal pessoa esteja repleta de amigos e vivendo em um fluxo constante de gente, ele pode e vai se sentir solitário.

Eis aqui a resposta: Nós sempre estaremos sozinhos na nossa verdade e razão. Nosso pensamento quase nunca será dividido com outra pessoa. Estamos amiúde a ermo dentro da nossa existência, dentro de nossa cabeça. Nossa alma está presa em nosso corpo, nossos pensamentos e razões residem dentro de nós, e não se manifestam exteriormente... Exceto, quando o vivente está amando. Nesse caso, o espírito sai do seu lugar de origem e passeia com sua alma gêmea nas ondas da emoção.

Prestem muita atenção!: Mesmo se a pessoa amada estiver distante e sozinha, ela não estará desacompanhada dentro da sua verdade! Pois essa pessoa querida está ciente que há um amor rodeando-o todo o tempo; fazendo assim, que sua alma esteja sempre junto a da semelhante amada, mesmo os corpos estando longe. Nesse caso, a razão é atenuada e o coração mortal é preenchido com o sentimento do amor.

Não é só poesia, mas principalmente filosofia.