Antinomianismo,o evangelho da graça de satanás

" E o diabo o levou ao pináculo do templo,e lhe disse:' Lança-te daqui abaixo! Pois está escrito: 'Ele dará aos anjos ordem para que te guardem em todos os teus caminhos,e eles te segurarão pelas mãos para que não tropeces em pedra alguma"

- Mateus 4:6

Tal como o texto acima mostra o diabo isolando um texto da bíblia para tentar fazer Jesus errar,ironicamente,é um trecho do salmo 91 o qual os supersticiosos alegam "espantar o demônio". Mas tal como no deserto,a operação do espírito do erro tem atuado nos meios cristãos a partir de textos isolados. O chamado antinomianismo ou antinomismo tem se alastrado feito praga,mais precisamente no meio pentecostal. O tema da mensagem do antinomianismo consiste de isolar textos das epístolas Paulinas onde,segundo eles mesmos,está o "verdadeiro evangelho da graça". Igualzinho o discurso de satanás no deserto.

Em tempos de "igrejas worships" onde se ouve todo tipo de besteiras. Pregadores que apregoam um deus forever alone que tem uma necessidade extrema de aceitação e só falta beijar os pés do ser humano. Pegam a imagem de um Deus Todo-Poderoso,Criador e Rei do universo e o transformam em um velho abestalhado que só leva bola nas costas. Em nome de uma suposta "graça de Cristo" ,eles ensinam que a lei de Deus não é dividida em cerimoniais,morais e civis e,que foi dada somente a Israel. Entre outras idiotices que eles vomitam.

Ora,meus amigos,se a lei Divina foi só dada a Israel,como esses filhos do diabo insistem em relinchat,é correto afirmar que a carta aos Romanos foi escrita somente para os cidadãos residentes na capital da Itália,as epístolas aos coríntios só para os moradores da cidade grega de corinto,Gálatas foi escrito só para os cidadãos da galácia (Atual Ancara,na Turquia),Efésios também só para turcos,Filipenses foi escrito só para moradores da cidade de Filipos na Macedônia,Colossenses somente para os moradores de colossos (atual Honaz,na Turquia),as epístolas aos tessalonicenses somente para os cidadãos de tessalônica (atual Salônica,no norte da Grécia),Cartas à Timóteo foram só pro Timóteo,Tito só pro Tito e Filemon só pro Filemon. Então já que não existe epístola de Paulo (nem de qualquer outro apóstolo) aos brasileiros e nem diretamente a mim,Vinícius Santos,devo então viver da forma que eu bem entender "na graça de cristo"? Absolutamente NÃO! As lições didáticas e espirituais das epistolas servem para todo o mundo cristão.

Dessa forma fica fácil entender que a lei que Deus deu a Israel servem para nos ensinar em termos morais,organizacionais e litúrgicas. A palavra "lei" em hebraico é torah,seu significado é instrução (não ordens arbitrárias,como pentecostais pensam). Foi dela que o apóstolo Paulo tirou lições normativas para as igrejas em suas epístolas,principalmente as cartas aos coríntios;na qual ele corrige a congregação para ter ordem pois muitos deles vieram do paganismo e por conta disso,sem terem instrução alguma,faziam os cultos cristãos nos moldes dos cultos pagãos gregos,onde se rolava orgia,bebedeiras e outras expressões de baixo prazer. Outra lição que a Torah traz ao mundo é a idéia de um Deus único,que não pode ser adorado por imagens. Maimônides dizia que o mandamento superior à todos é crer na existencia de Deus e disse mais:se alguém cumpre o primeiro (Não terás outros deuses diante de mim) ja cumpriu todos os mandamentos da torah contra a idolatria. Logo se alguém neutraliza e corta a cobiça do coração,cumpre todos os mandamentos concernentes a amar o próximo [grifo meu] .Sem contar no mandamento de honrar pai e mãe,este que é ambivertido. Ou seja, a lei te mostra o erro para que seja evitado,mas não salva ninguém como os legalistas e antinomistas tentam dizer que:"Antigamente tinha que cumprir a lei pra ser salvo" mas sim para viver uma vida separada do ímpio desobediente. O salvador da humanidade sempre foi Deus (salmo 130,Isaias 43:11,12),os 10 mandamentos foram feitos nos moldes de um contrato. Como assim? No antigo oriente médio,era comum escrever contratos em tabuletas de argila e por nos pés de deuses pagãos nos templos. Como o povo israelita tava acostumado com esse fator cultural - até por que acabara de sair de uma nação pagã,o Egito - Deus escreveu essas leis eternas "em sotaque humano" em tabuas de pedra e mandou por dentro da arca da aliança,da qual ELe diz:"O céu é o meu trono,e a terra o estrado dos meus pés" (Is 66:1). Deus se referia à tampa da arca onde estavam escritos seus mandamentos. Isso quer dizer que Deus sentado no céu com os pés na terra? NÃO! Essa linguagem se refere ao dominio de Deus que começa no infinito e se estende até o nosso mundo criado onde estava a arca (como citado). A Qabbalah explica que O Reino de Deus ultrapassa os 4 mundos: começa no ein sof (infinito) passa por quatro reinos e chega até o nosso mundo chamado malchut,ou seja,o universo físico. Na árvore sefirótica o malchut simboliza os pés do Altissimo.

Porém,apesar disso,o plano de Deus não era que os seus mandamentos ficassem presos às tabuas e,menos ainda,à arca da aliança. Seu Plano era que estas leis inefáveis fossem escritas nas mentes e corações do homens,logo é correto afirmar que tanto a arca como a lei escrita em pedras foram uma "medida provisória",já com prazo de validade para expirar. O ínicio dessa implantação foi ainda em deuteronomio. O 5° livro da torah é cheio das instruções de Moisés aos israelitas para "meditar nas palavras da lei dia e noite e não afastá-las da sua boca " isto é,meditação vocalizada, eis uns exemplos: Dt 30:13,14-15, Dt 6:6,Dt 11:18,19. Deus diz também a Josué:"Tão somente não aparte da tua boca o livro desta lei,antes medite nele dia e noite ,a fim de que tenha cuidado de fazer tudo o que está nele: Pois te fará prosperar em tudo que fizer" (Js 1:8). Orientado pelo Espirito de Deus Moisés ensinou aos israelitas em Deuteronômio o prazer em se meditar nas leis divinas,aparece também nos Salmos 1 e 119,o homem cujo o prazer está na Instrução de Deus. Ou seja,alguém que vive segundo o espirito,ao invés da carne. E abre alas à chegada da nova aliança, que seria concretizada 1400 anos depois.

NOVA ALIANÇA X VELHA ALIANÇA

O Crente não sabe o que é,mas quer dar palpite.

" E acontecerá que depois daqueles dias,diz YHWH. Que estabelecerei uma nova aliança com a casa de Israel e de Judá.

Não como fiz com seus ancestrais,quando os tirei da terra do Egito,pois invalidaram meu pacto,apesar de eu haver me casado com eles.

Porém este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias,diz YHWH: Eu colocarei minha lei no seu interior , e a escreverei no seu coração,e eu serei seu Deus e eles serão meu povo.

Não ensinará mais um ao outro,dizendo:' vamos conhecer ao Senhor'. Pois todos me conhecerão desde o maior [ pessoa de alto escalão social] até o menor [ pessoa comum] ,pois perdoarei os seus pecados e não lembrarei mais das suas iniquidades."

- Jeremias 31:31,32 ,33 e 34.

Se você entrar nesse assunto com um crente antinomista,ele vai tomar três atitudes possíveis: Dizer que Jesus destruiu a lei de Deus,te chamar de adventista ou se fingir de desentendido e te ironizar a fim de te desestabilizar ao perceber que está perdendo o debate - quando não irá recorrer aos clichês pentecostais tais como "Jesus te ama" ,"Deus tem um plano na sua vida","bora pra [minha] igreja" e etc. O antinomista irá logo recorrer ao apóstolo Paulo e irá citar o seguinte texto :"Estamos mortos para a lei " (Rm 7:6) e também :"cristo nos libertou da maldição da lei" (Gl 3:13).

O crente antinomista tem mania de retalhar as cartas de Paulo a ponto de fazer o apóstolo das nações parecer um mentiroso e pertubado mental ao alegar que ele pregou que a lei virou maldição. Mas será verdade? Cristo nos libertou da lei do Seu Pai ? Cristo amaldiçoou a lei de Deus? A resposta é NÃO!, Paulo explica em suas epístolas que os mandamentos são santos,mas não podem fazer ser salvo. Até mesmo o judeu Maimônides diz que pra viver a torah tem que primeiro crer em Deus (isso é corroborado pelas escrituras do antigo testamento). Mas Cristo libertou de qual maldição? Não só das maldições previstas na lei mosaica mas do peso que ela representava. Como ? A lei exigia a obediência à literalidade,escrita em pedra,ordenanças (pois precisava dos sacerdotes e profetas para ensinar a lei ao povo), e também era uma lei civil . As leis morais estavam atreladas às civis e as cerimoniais a vida espiritual do israelita. Paulo explica que esse toda essa exigência era um peso para o homem e,além de dar consciência do pecado,ela atenua a vontade de cometê-lo (Rm 7). Ele mesmo diz :" Tenho prazer na lei de Deus no íntimo do meu ser" (Rm 7:22). Paulo ressalta que a lei de Deus (que é espiritual) é prazerosa ao seu espírito,mas a sua carne é oposta à ela,então mesmo que por si só o ser humano queira obedecer à Deus dentro de si,a sua inclinação para o mal (carne) ,por isso ele mesmo diz:" De um lado,em meu espírito,sou submisso à lei de Deus,por outro,pela minha carne sou submisso à lei do pecado" (Rm 7:26). Em outras palavras: o que Cristo acabou foi a forma antiga de guardar a lei,escrita em pedras e com ordenanças rudimentares.

A Nova aliança,profetizada por Jeremias (conforme visto lá em cima) ,seria escrita não mais em pedras,mas no coração. E o homem teria prazer em meditar nela pois já não vive mais pela carne,mas pelo espirito e tal seria o seu poder no interior do ser humano que até um garoto seria sábio a ponto de ensinar um velho de 90 anos. Paulo corrobora com isso:" Os que andam pela carne não podem agradar a Deus (por mais religioso que seja ou possa parecer).Vocês, Porém ,vivem segundo o Espírito,se realmente o Espírito habita em vocês. Aquele que não tem o espírito de cristo esse alguém não é dele" (Rm 8:8,9), ele diz de novo :"Não há dúvida que vocês são uma carta de cristo,redigida por nosso ministério e escrita,não com tinta,mas com o Espírito do Deus vivo,não em tábuas de pedra,mas em tábuas de carne nos seus corações. Que nos fez aptos para sermos ministros da nova aliança,não da letra (literalidade,escrita em pedras),mas a lei do Espírito.Pois a letra mata (não serve para nada,só aponta o pecado e te põe debaixo dela),mas o Espírito vivifica (o prazer em obedecer e meditar na lei de Deus).

O que aprendemos com Jeremias e Paulo? Que os mandamentos de Deus (10 mandamentos) que estavam na arca da aliança,agora estão dentro do coração daquele que serve a Deus. A palavra "mandamento" na língua portuguesa soa imperativo,porém,em hebraico se fala mitzvah (singular) ou mitzvot (plural) sua origem é na raiz tzavat ,que significa "nó" ou "atadura". Ou seja,aquele que obedece os mandamentos de Deus está "preso" à ele,e ELe também está "atado" ao servo. A linguagem no original apresentado acima,mostra como uma união de noivos. Se eu medito na sua lei não o faço como os "carolas" legalistas fazem,querendo parecer super religiosos achando que assim irão ter algo,mas por amor a Deus ao qual eu estou atado,pois Paulo diz:"Quem se une ao senhor torne-se com ele um só espírito"(1 Cor 6:17). A analogia de Paulo é a de um casamento onde os dois "tornam-se uma só carne" (gn 2:24). E o apóstolo prossegue:" Não sabem que os corpos de vocês são templo do Espírito Santo,que habita em vocês,o qual receberam de Deus e,por isso,ja não pertencem mais à vocês próprios? Porque foram comprados com grande preço portanto,honrem a Deus com seus corpos" (1 Cor 6:19,20). Tudo o que ele quer passar aqui é comparar a união nossa com Deus como se fosse em um casamento onde,são uma só carne e,um honra ao outro. Não pelo medo,como as religiões querem colocar nas mentes incautas. Agora também sendo o Templo de Deus,sua lei está no meu coração,na minha boca e mente de modo que,eu sou um tabernáculo vivo,habitação da glória e representante de Deus onde quer que vá. Pois todo o meu corpo é santuário do Espírito de Deus,desde o mais profundo da mente até a ponta das unhas. Assim como o tabernaculo da antiga aliança era minuciosamente medido e construído.

Ao ser confrontado com isso o antinomista ainda recorre à Mateus 22:40 onde Jesus diz que "toda a lei se resume a dois mandamentos:amar à Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" aí ficam espalhando que:"cristo criou uma nova lei". Não,não querido antinomista! Jesus não criou essa lei. Ele pegou o "amar à Deus sobre todas as coisas" do "shemá Yisrael" (Deuteronomio 6:5) e juntou com levítico 19:18. E nada mais é do que o resumo do decálogo,pois se você ama a Deus sobre todas as coisas: não colocará deuses menores (intercessores) diante dELe,não praticará idolatria,não profanará Seu Nome,dedicará à ELe o (s) dia (s) do seu repouso semanal e honrará seus pais. E se você amará seu próximo não irá: desejar o que é dele,caluniá-lo,roubá-lo,desejar ou tentar ter caso com seu (a) conjuge,matá-lo (isso inclui humilhação,não só o assassinato literal) e...honrará seus pais. Ou seja,antinomistas são uns perdidos na vida! Recentemente conversando com o rabino Marlon Trocolli,da congregação judaica nazarena de Belém (PA),contei-lhe que amo meditar no decálogo,ele me disse que os dez mandamentos contém TODOS os 613 mandamentos da torah,ou seja,se você guardar esses dez preceitos ou sua abreviação feita por Jesus,estará guardando toda a lei,pois Cristo disse:"desses mandamentos,dependem toda a lei e os profetas". Pois os crentes antinomistas dizem que " a lei não são só os 10 mandamentos,mas 613 mandamentos" tanto Jesus como o rabino Trocolli destroem essa mentira de quem fala do que não sabe.

Consequências de meditar e praticar a lei de Deus,como orienta os salmos 1 e 119:

- Sabedoria

- você não será enganado por religiosos.

- Deus te dará orientação de como proceder em determinadas situações.

- Deus te fará mais sábio que todos os lideres religiosos.

- Terá visão clara do que é santo e o que é profano.

- odiará o mal

- porá limites a certas coisas.

- Deus vai te ensinar coisas que nenhum padre,pastor,rabino,teologo e etc sabe.

- Quem for seu inimigo ou se por contra você estará lutando contra Deus. ( ex 23:22)

- Ele será com você assim como foi com Moisés. (Js 1:5)

Consequências do antinomismo:

- Não amadurece espiritualmente.

- Se acha dono da verdade.

- Fará besteira quando se ver diante de uma situação tensa.

- Facilmente enganado por charlatões religiosos.

- Sempre será coagido por pastores a votarem no candidato que eles quiserem.

- Ficará refém com medo de sair debaixo do "manto" do "profeta".

- Será atropelado por praticantes de outras religiões em debates.

- Não terá sabedoria alguma para julgar algo.

- Tendência a acreditar em qualquer milagre que for realizado (ou forjado) por falsos profetas do meio cristão ou de outros credos.

- Tende a se juntar com qualquer um,por qualquer um dentro de casa sem impor limites com pretexto de "ganhar almas".

- Igrejas virando "boate gospel"

- Musica secular no púlpito.

- PiriCRENTE colocando foto nua nas redes sociais com texto bíblico.

- Achar que "Raridade" é louvor à Deus.

- pulpitos de igrejas virando palanque político

- "Traficantes evangélicos" que agridem praticantes de religioes afro-brasileiras e os expulsam da comunidade.

- Cantoras sertanejas que se dizem evangélicas,mas que vivem cantando musicas incentivando o adultério.

- Pastores enriquecendo às custas de fiéis.

- "Apóstolos" andando de jatinho e iate.

- Coisas totalmente bizarras sob pretexto de "ganhar almas"

- Promover eventos semelhantes aos do mundo para "atrair os jovens".

- Pastores apoiando políticos que desrespeitam os direitos dos pobres e trabalhadores.

- Igrejas lgbt

- bloco de carnaval evangélico.

- reteté

E etc....

Portanto:

Lei de Deus - Eterna,espiritual e abrangente a qualquer época. Irrevogável.

Lei de Moisés - A mesma lei porém dentro de um âmbito civil israelita onde os transgressores eram julgados na denuncia de 2 ou 3 testemunhas. O julgamento era minucioso e feito pelo sanhedrim (sinédrio). Entregue com as palavras compreensíveis ao povo da época.

Lei de Cristo - A mesma lei,porém mais elevada espiritualmente,pois é escrita no coração e transgredi-la deliberadamente não precisa de testemunhas humanas,pois o próprio Deus é testemunha e até mesmo desejar uma pessoa casada é adultério e,desejar a morte de alguém,ja é assassinato. Esta tem glória maior do que a escrita em pedras (jr 31:33 ,Hb 8:13).

O QUE PAULO DIZ SOBRE OS ANTINOMISTAS?

Ele avisou sobre o aparecimento de gente assim:

-" Pois haverá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina. Serão levados pelas próprias paixões e pelo comichão de ouvir novidades e,por isso,ajuntarão mestres para si próprios."

- 2 Timóteo 4:3

- "Sei que depois da minha morte se infiltrarão entre vocês lobos cruéis,que não pouparão o rebanho. Do meio de vocês mesmos,surgirão homens de ensinos perversos com a intenção de levar discípulos atrás deles."

- Atos dos apóstolos 20:29,30.

Vinícius Santos
Enviado por Vinícius Santos em 06/09/2019
Código do texto: T6739085
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.