CULTURA e CRIATIVIDADE

Às vezes algumas pessoas citam frases sem pensar ou raciocinar sobre o seu real significado. E é assim que algumas são até distorcidas quando disseminadas oralmente. "Batatinha quando nasce espalha ramas pelo chão..." (e não "batatinha quando nasce esparrama pelo chão") é uma delas; "Corro de burro quando foge" - porque o bicho dá coice feito doido - (e não "cor de burro quando foge" - que coisa mais absurda, burro muda de cor quando foge?) seria outra. E por aí vai...

Na maioria das vezes não há malícia, só ignorância mesmo. E digo isso no bom sentido. Prefiro, portanto, aquela frase que diz que há mais entre o Céu e a Terra do que imagina a vã filosofia. É preciso, então, garimpar.

Claro que criatividade é importante e não deixa de ser um fator seletivo, mas não devemos cobrar isso de ninguém, não é verdade? O máximo que podemos fazer é excluir, mas se fizermos isso de forma muito rápida podemos perder a chance de descobrir algo que poderia de alguma forma compensar ou até superar o que valorizamos de forma superficial.

Então, acho que o que mais conta é a transparência, o caráter ou a essência da pessoa. Mas se tiver algo mais é claro que é melhor e desejável, não é mesmo? Se não tiver, fazer o quê? "Quem não tem cão, caça como o gato! (sozinho)".

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 13/09/2019
Código do texto: T6744485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.